back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioEnem: aplicativo do MEC traz simulados e correção de...

Enem: aplicativo do MEC traz simulados e correção de redações

Ferramenta foi batizada como “MEC Enem - o Simuladão do Enem”

Simulados com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis a partir desta sexta (10) em um aplicativo lançado pelo Ministério da Educação. A ferramenta foi batizada como “MEC Enem – o Simuladão do Enem” e pode ser acessada nas lojas de aplicativos ou pelo endereço app.mecenem.mec.gov.br. 

O aplicativo traz simulados de questões alternativas por campo do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço (vídeos e apostilas) e assistente virtual. Em outra funcionalidade, o aplicativo possibilita o envio de mensagens diretas aos usuários. 

O público-alvo do aplicativo contempla estudantes de diferentes faixas etárias e pode ajudar egressos do ensino médio, estudantes dos cursinhos populares e beneficiários do programa Pé-de-Meia.  

São funcionalidades ainda da tecnologia o assistente virtual com inteligência artificial para construir planos ou cronogramas de estudo personalizados, bem como tirar dúvidas do estudante, com base em conteúdos das matérias que caem no Enem.

Redação

O usuário pode testar conhecimentos na redação em uma seção específica. Um tema é sugerido baseado em provas antigas do exame. O aluno precisa escrever a redação de próprio punho e tirar uma foto do texto. 

Em seguida, segundo o MEC informa, a plataforma transcreve automaticamente a redação, o que permite ao usuário editar o que achar necessário e enviar a redação para a plataforma. 

Na sequência, a inteligência artificial do MEC Enem corrige a redação e devolve um gabarito com sugestões de melhoria e pontuação estimada em até 60 segundos.

O aplicativo tem um cronômetro nas seções de questionário e redação, simulando a experiência do exame. As conquistas e as pontuações de cada estudante ficam dispostas em um perfil privado. Mas o usuário do aplicativo pode compartilhar a evolução nas redes sociais.

Com informações da Agência Brasil

Notícias que importam para você

Eminência de guerra na Venezuela pode melar negociações entre Brasil e EUA?

Professor de relações internacionais explica a situação da Venezuela ante movimentações do Brasil para reduzir tarifas impostas pelos EUA

Adeus taxa da mala de mão? Câmara pode votar projeto que muda regras dos voos

Proposta proíbe cobrança por bagagem de mão em voos domésticos e internacionais e transforma em lei um direito hoje previsto apenas em norma da Anac.

Brasil lidera desinformação sobre vacinas na América Latina e concentra 40% das fake news no Telegram, aponta estudo da FGV

Entre as fake news mais comuns, estão alegações de que vacinas provocam morte súbita, alteram o DNA ou causam Aids