Subiu para 8.500 o número de pessoas afetadas pelo temporal no Paraná. Nos últimos dias, as chuvas, os ventos fortes e até o granizo danificaram 5.500 imóveis em 28 municípios.
De acordo com números da Defesa Civil, mais 1.500 paranaenses precisaram sair de casa e agora estão abrigadas em locais temporários. Outras 60 estão desabrigadas.
Leia mais: Granizo de mais de 100g e ventos de 95 km/h causam estragos no Paraná
“Choveu a chover mais de 130 milímetros em uma hora. Então, é um volume de chuvas que traz muitos prejuízos para as cidades, para muitos moradores. Temos hoje quase 40 mil famílias que foram afetadas em todo o estado do Paraná“, disse o governador Ratinho Júnior (PSD).
No fim de semana, o temporal deixou um rastro de destruição, com alagamentos, destelhamentos e granizo de mais de 100 gramas em várias cidades. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os ventos chegaram a 95 km/h no Oeste do Estado durante a madrugada de domingo (2/11) e superaram os 50 km/h em pelo menos 15 municípios.
Em Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, as pedras de gelo pesavam mais de 100 gramas, provocando danos em casas e plantações. Também houve registros de granizo em Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.
