Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula anuncia programa de habitação para a classe média

Lula anuncia programa de habitação para a classe média

Caixa deve financiar mais 80 mil novas moradias até 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (10), que, a partir de agora, a classe média também passa a ser assistida pelos programas de habitação do país. Lula anunciou o novo modelo de crédito imobiliário, que reestrutura o uso da poupança para ampliar a oferta de crédito, especialmente para essa parte da população que ganha mais de R$ 12 mil.

Durante participação no evento Incorpora 2025, em São Paulo (SP), um dos maiores do setor habitacional, Lula disse que sempre teve “uma inquietação” para atender à necessidade de moradias da classe média.

“Um trabalhador metalúrgico, um bancário, um químico, um gráfico, um trabalhador da Caixa Econômica, um professor […] Essas pessoas não têm direito a comprar casa, porque elas nem são pobres, não estão na faixa 1, nem na faixa 2 [do Minha Casa, Minha Vida]”, disse.

“Esse programa foi feito pensando nessa gente, pensando em dar àqueles que ainda não têm direito, o direito de ter a sua casinha um pouco melhor”, afirmou.

Para o presidente, a classe média pode escolher onde morar.

“Ele não quer uma casa de 40 metros quadrados, ele quer uma casa de 80 metros quadrados. Ele não quer morar no Cafundó do Judas, ele quer morar no lugar mais próximo onde ele está habituado a morar. O que nós vamos tentar fazer é adequar as dificuldades econômicas das pessoas levando em conta o respeito à dignidade humana de morar no lugar aonde pensa que é bom morar”, disse.

O novo modelo de crédito imobiliário do país reestrutura o uso da poupança para ampliar a oferta de crédito.

Agência Brasil

Notícias que importam para você

Após tornado, Enem é suspenso em Rio Bonito do Iguaçu (PR)

As duas escolas estaduais da cidade tiveram estrutura comprometida

Frente fria derruba árvores e causa alagamentos e transtornos em bairros do Rio de Janeiro

Frente fria avança pelo país e provoca chuva, ventos fortes e alagamentos no Rio; cidade entrou em estágio 2 de alerta

Lula se pronuncia sobre tragédia no Paraná que deixou mortos e feridos e envia ajuda

Lula manifesta solidariedade às famílias atingidas em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava; ministérios e Defesa Civil Nacional atuam na região