A cidade de Goiânia, capital de Goiás, foi uma das reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parte dos municípios mais arborizados do mundo pelo Tree Cities of the World 2024 (Cidades Árvore do Mundo, em tradução livre). Essa foi a segunda vez que a “Capital Verde do Brasil” é destacada pela premiação.
Segundo a prefeitura, Goiânia figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país, além de apresentar 94 metros quadrados (m²) de área verde por habitante. A instituição reforça que esses reconhecimentos são resultados da implementação de “um modelo de desenvolvimento urbano aliado à consistente política de responsabilidade ambiental”.
A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) também destaca que a cidade tem, pela primeira vez na sua história, um Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que, da mesma forma que um Plano Diretor é utilizado para definir as estruturas de uma região, traça um diagnóstico da arborização presente nas vias públicas da cidade e determina todas as ações para que o plantio, a poda e a retirada de árvores sejam realizadas com planejamento.
Ainda, há cerca de 950 mil árvores presentes nas vias públicas da capital de Goiás, como calçadas, ilhas e praças. Dessas milhares de plantas, o PDAU analisa que 5% das espécies em vias públicas, cerca de 47 mil exemplares, precisam ser monitoradas.
Outras cidades arborizadas do Brasil

Além de Goiânia, outros 33 municípios brasileiros foram reconhecidos pelo estudo produzido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Arbor Day Foundation. Ao todo, foram 404.054 árvores plantadas em 2024 no país, gastando um valor total de R$ 586.786.928 em gestão florestal urbana.
O levantamento ambiental da ONU ainda mostra que mais de 27 milhões de pessoas (27.210.133) moram em uma das 34 regiões reconhecidas. Confira as outras cidades arborizadas do Brasil:
- Arapiraca
 - Belo Horizonte
 - Cabedelo
 - Campina Grande
 - Campo Grande
 - Cianorte
 - Cordeirópolis
 - Cubatão
 - Goiânia
 - Guarujá
 - Hortolândia
 - Itapipoca
 - Ivaiporã
 - João Pessoa
 - Juiz de Fora
 - Lorena
 - Marialva
 - Mogi Mirim/SP
 - Monte Alto
 - Niterói
 - Nova Friburgo
 - Paranaguá
 - Pinhais
 - Porto Alegre
 - Recife
 - Ribeirão Preto
 - Rio Claro
 - Rio Grande
 - São Carlos
 - São José dos Campos
 - São Paulo
 - Taubaté
 - Teresina
 - Três Lagoas
 
24 países ganharam o reconhecimento da ONU
Ao todo, foram 210 cidades que levaram o título em todo o mundo, de 24 países diferentes. Com foco em uma melhor situação ambiental, foram 3.271.531 de árvores plantadas ao redor do globo.
O investimento total dos países para a gestão florestal urbana foi de 673.131.662 dólares — ou R$ 6,3 bilhões na cotação atual da moeda americana. São mais de 134,3 milhões de pessoas vivendo em cidades arborizadas pelo mundo, dos seguintes países:
- Argentina
 - Austrália
 - Bélgica
 - Brasil
 - Canadá
 - Chile
 - Colômbia
 - Costa Rica
 - Equador
 - Eslovênia
 - Espanha
 - Estados Unidos
 - França
 - Índia
 - Itália
 - México
 - Nova Zelândia
 - Peru
 - Portugal
 - Porto Rico
 - África do Sul
 - Suíça
 - Reino Unido
 - Uganda
 
