O governo do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira (28/10) uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha para combater o avanço do Comando Vermelho na região que abriga 26 comunidades.
Ao todo, a chamada Operação Contenção mobiliza 2.500 policiais civis e militares e conta também com a participação de promotores do Ministério Público Estadual.
A operação, segundo o governo do Estado, é resultado de mais de um ano de investigação, com mandados de busca e apreensão e de prisão obtidos pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Segundo o governo, a ação “visa capturar lideranças criminosas do Rio e de outros estados e combater a expansão territorial do Comando Vermelho”.
Leia mais: Crise do metanol completa um mês com alerta para falsificação de bebidas
De acordo com o governo, dois homens foram presos e um fuzil apreendido na Rua Uranos logo no início da operação. Na sequência, a operação contabilizou 23 detidos.
A megaoperação tem apoio de aparato tecnológico, como drones, além de dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM
Ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate também fazem parte da mobilização.
“Estamos atuando com força máxima e de forma integrada, para deixar bem claro que quem exerce o poder é o Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem, trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado”, disse o governador Cláudio Castro.
