
O Programa Dignidade Menstrual acaba de ganhar uma nova forma de acesso. Desde a última terça-feira (28/10), as autorizações para retirada gratuita de absorventes menstruais podem ser emitidas diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país.
Segundo o Ministério da Saúde, antes o processo era feito apenas pelo aplicativo Meu SUS Digital. Agora, a iniciativa busca facilitar o atendimento das beneficiárias e ampliar o alcance do programa, especialmente para quem enfrenta dificuldades com ferramentas digitais.
Leia também: Quais são as 3 faixas de crédito do novo programa para ajudar na reforma de imóveis? Veja lista
Com a mudança, qualquer profissional de saúde poderá emitir a autorização, inclusive agentes comunitários, tornando o processo mais ágil e acessível.
Leia também: Novo RG: saiba o prazo limite e quais documentos apresentar para emitir a CIN
O documento permite que a beneficiária retire os absorventes em farmácias credenciadas do Programa Farmácia Popular, mediante apresentação de um documento de identificação com CPF e a guia impressa ou digital.
A ação também fortalece o vínculo entre as mulheres e as equipes da Estratégia de Saúde da Família. Ao procurar a UBS, as beneficiárias podem esclarecer dúvidas sobre saúde menstrual e outros temas relacionados ao bem-estar feminino.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a nova Carteira de Identidade
O objetivo é não apenas garantir o acesso ao insumo, mas também promover informação e cuidado em torno do ciclo menstrual.
Outra mudança importante anunciada pelo Ministério da Saúde é que adolescentes entre 12 e 16 anos agora, poderão retirar os absorventes sem a necessidade de acompanhamento dos pais ou responsáveis.
Desde a implementação do programa, em 2024, mais de 2,5 milhões de pessoas já foram beneficiadas e mais de 376 milhões de absorventes foram distribuídos em todo o país.
Leia também: Bolsa Família de novembro tem datas confirmadas; veja calendário completo de pagamentos
Quem optar pela emissão presencial deve procurar a UBS mais próxima e solicitar a impressão da autorização. O documento tem validade de 180 dias e dá direito a 40 unidades de absorventes, quantidade suficiente para dois ciclos menstruais.
Já quem preferir o formato digital pode continuar utilizando o aplicativo Meu SUS Digital, onde basta acessar a seção do programa e gerar a autorização de forma rápida.
Leia também: FGTS muda regras do saque-aniversário a partir de novembro; veja detalhes
O Dignidade Menstrual foi criado para garantir o acesso gratuito a produtos de higiene íntima a pessoas em vulnerabilidade social. O benefício contempla quem tem entre 10 e 49 anos e está inscrito no CadÚnico, com renda mensal de até R$ 218, além de estudantes da rede pública de baixa renda e pessoas em situação de rua.
