Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSarampo volta a se tornar ameaça nas Américas e...

Sarampo volta a se tornar ameaça nas Américas e acende alerta no Brasil

Circulação do vírus no Canadá custou o status de área livre transmissão à região; Brasil registrou 34 casos neste ano

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) anunciou nesta semana que a região das Américas – isto é, o território correspondente à América do Sul, Norte, Central, e o Caribe – perdeu o status de área livre de transmissão endêmica do sarampo. O anúncio veio após o registro de que o vírus circulou por 12 meses consecutivos no Canadá, mas outros países dos três continentes também registraram surtos em 2025.

A cobertura média da segunda dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) nas Américas, conforme a OPAS, foi de 79% em 2024; figura muito inferior ao que se recomenda para impedir surtos (95%).

O Brasil chegou a registrar 34 casos confirmados da doença até setembro, com o estado do Tocantins registrando a maioria deles. Isabella Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), afirmou que a notícia representa “um grande retrocesso para as Américas e um alerta para o Brasil”.

Leia Mais: Arquivos Epstein: Trump sabia sobre rede de tráfico sexual, sugerem mensagens

O Ministério da Saúde mostra que o Brasil ainda mantém a certificação de eliminação da doença, reobtida em 2024, mas reforça a necessidade da vacinação contra a doença para evitar um aumento no número de casos neste ano; especialmente com o ressurgimento, desde a pandemia da COVID-19, do sentimento antivacina e da resultante queda na adesão vacinal.

“Casos esporádicos como esses não significam retorno da transmissão endêmica, mas indicam que o vírus ainda encontra brechas entre os não vacinados”, informa a pasta.

O sarampo é uma das infecções mais contagiosas que se tem notícia, pois é transmissível por via respiratória e é capaz de ficar suspenso no ar por até duas horas. Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm e presidente da Câmara Técnica de Eliminação do Sarampo do Ministério da Saúde, explica que o vírus do sarampo “não poupa suscetíveis”, e que “se dez pessoas entram em contato com alguém infectado e não estão vacinadas, nove vão se contaminar”.

Mas não é esse o único grande perigo do sarampo: Kfouri também informa que, mesmo curada, a pessoa infectada pode ficar com o organismo mais vulnerável a outras infecções por conta de um efeito imunológico do vírus.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas