O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta sexta-feira (07/11), com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, durante a Cúpula de Líderes de Belém, para agradecer o aporte de 1 milhão euros ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).
Com pouco mais de US$ 5,5 bilhões no fundo, até o momento, o investimento de Portugal é o segundo menor, atrás do aporte de US$ 250 milhões da Colômbia. Montenegro elogiou o projeto e afirmou que pretende promover a divulgação da iniciativa em fóruns internacionais.
Além disso, os líderes discutiram o fortalecimento da cooperação no combate a incêndios florestais, um desafio comum aos dois países. Montenegro também reafirmou o apoio de Portugal à conclusão do Acordo Mercosul–União Europeia.
Leia mais: TFFF: Reunião entre Brasil e Alemanha termina sem definição de valor para empreitada nacional
Lula destacou o caráter estratégico da parceria entre os blocos e disse esperar que o acordo seja assinado em dezembro. Na pauta bilateral, o primeiro-ministro português demonstrou interesse em aproximar as indústrias de defesa dos dois países, em meio à decisão da União Europeia de ampliar os investimentos no setor.
Os líderes ainda discutiram as novas regras da legislação migratória portuguesa e seus impactos sobre a comunidade brasileira residente no país. Durante o encontro, Montenegro convidou Lula a visitar Portugal em abril de 2026, por ocasião das celebrações dos 200 anos de relações diplomáticas entre as duas nações.
Com informações de Agência Brasil
