Por Renan Honorato
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2026 foi realizada neste domingo (26/10) em 63 escolas de 37 cidades. Entre os tópicos mais comentados, a Comvest abordou direitos autorais e inteligência artificial nas obras do Studio Ghibli. Também apareceram o filme “Ainda Estou Aqui” e o meme da personagem Nazaré Tedesco, da novela Senhora do Destino.
Ao todo, 61.700 candidatos concorrem a 2.530 vagas distribuídas entre 69 cursos de graduação da universidade. Do total de inscritos, 6,4% não compareceram à prova, o equivalente a 3.980 candidatos. Segundo a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), esse é o menor índice de abstenção dos últimos 15 anos.
Em Campinas, a abstenção foi de 7,7%, enquanto na Grande São Paulo ficou em 5,5%. As maiores taxas foram registradas em Curitiba (14,5%), Fortaleza (13,5%) e Recife (11%).
O gabarito oficial da prova será divulgado na quarta-feira (29/10). Já a lista de aprovados dentre os 57.716 candidatos que compareceram para a segunda fase será publicada no dia 24 de novembro.
O que caiu na prova da Unicamp?
Além de temas que dominaram o noticiário ao longo do ano — como o tarifaço de Donald Trump, as tensões no Oriente Médio e as mudanças climáticas —, a Unicamp trouxe questões inspiradas no universo das redes sociais.
Segundo o coordenador da Comvest, José Alves, todas as questões são elaboradas anualmente, sem uso de banco de dados. Outros temas da prova envolveram gênero e comportamento social, como masculinidade tóxica e identidades trans.

Em 2018, a Unicamp foi uma das primeiras universidades a colocar como leitura obrigatória para o vestibular um álbum de música, “Sobrevivendo no Inferno” (1997) dos Racionais MC’s. Neste ano, 10 canções do Cartola foram usadas, como “Alvorada”, “As rosas não falam”, e “O mundo é um moinho”.
Leia mais: Fuvest 2026: veja datas, locais e o que muda no vestibular da USP
A prova contou com 72 questões de múltipla escolha, sendo:
- 12 de língua portuguesa e literatura,
- 12 de matemática,
- 7 de história,
- 7 de geografia,
- 3 de filosofia,
- 3 de sociologia,
- 7 de física,
- 7 de química,
- 7 de biologia,
- e 7 de inglês.
Repercussão entre os candidatos do Vestibular Unicamp
Nas redes sociais, os vestibulandos elogiaram a prova e destacaram a atualidade dos temas abordados. A coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, afirmou que a questão sobre a Nazaré Tedesco viralizou rapidamente.
