Uma megaoperação da Polícia Civil contra o tráfico interestadual de drogas cumpre 90 ordens judiciais nesta terça-feira (21/10) em Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A ação tem como alvo uma organização criminosa que movimentou cerca de R$ 120 milhões desde 2021.
Entre os mandados expedidos pela Justiça estão 42 de prisão e 48 de busca e apreensão, além do sequestro de 11 veículos avaliados em R$ 1,8 milhão, quatro imóveis residenciais, dinheiro em espécie e o bloqueio de valores em contas bancárias.
Segundo a Polícia Civil, o objetivo é enfraquecer financeiramente o grupo e desarticular suas conexões. A investigação começou em abril de 2024, em Jacarezinho (PR), e resultou na prisão de dois líderes em Balneário Camboriú (SC). A perícia nos celulares apreendidos ajudou a mapear toda a rede criminosa.
Mais de 350 policiais participam da operação, com apoio aéreo e cães farejadores. No Paraná, os mandados são cumpridos em Santo Antônio da Platina, Londrina, Cambé, Jataizinho e Paranavaí. Também há ações em Ponta Porã (MS), Bombinhas e Brusque (SC), e Ourinhos, Hortolândia e São Paulo (SP).
O material apreendido será analisado e deve subsidiar novas fases da investigação e a responsabilização de todos os envolvidos. Além de celulares, foram encontrados maços de dinheiro, armas e outros eletrônicos.


Por Leonardo Gomes