A Intel revelou, nesta quinta-feira (09), os principais detalhes de seu próximo processador para notebooks, apelidado de Panther Lake, o primeiro chip produzido com o processo de fabricação 18A, de próxima geração.
O lançamento do Panther Lake, destinado a notebooks de ponta, habilitados para inteligência artificial, é um teste importante da capacidade da Intel de dimensionar sua tecnologia de fabricação 18A e recuperar a participação no mercado de PCs perdida para a rival AMD.
A Intel disse que os processadores gráficos e CPUs integradas no Panther Lake oferecem desempenho 50% mais rápido do que a geração anterior de chips da companhia, chamada de Lunar Lake, que foi produzida em grande parte pela rival Taiwan Semiconductor Manufacturing Co 2330.TW.
O processo 18A inclui um novo design de transistor e um método para fornecer energia ao chip de forma mais eficiente.
O Panther Lake usa um design “system-on-chip” que geralmente integra vários componentes, como um processador gráfico e uma CPU, em um único circuito.
A produção do processador começa este ano, com a primeira unidade programada para ser enviada a clientes antes do final de 2025. O chip estará amplamente disponível a partir de janeiro de 2026.
Reuters – tradução da Redação São Paulo