back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaProjeto do Piauí sobre IA é selecionado para prêmio...

Projeto do Piauí sobre IA é selecionado para prêmio da Unesco em disputa internacional

Projeto Piauí Inteligência Artificial concorreu com 86 iniciativas internacionais, propostas por mais de 50 estados-membros e organizações não governamentais.

O projeto Piauí Inteligência Artificial, criado pelo governo do Piauí visando implantar a disciplina Inteligência Artificial em escolas estaduais, está entre os selecionados pela edição de 2025 do “Prêmio Unesco-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação”. 

A Unesco é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, entidade de atuação global vinculada à ONU.

Fruto de uma parceria envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Piauí, o programa indicado pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco é uma análise crítica sobre a aplicação da Inteligência Artificial (IA) e no apoio à equidade e inclusão.

Ele concorreu com 86 iniciativas internacionais, propostas por mais de 50 estados-membros e organizações não governamentais.

Unesco

A Unesco explicou, em publicação no site da instituição, que o Piauí Inteligência Artificial incentiva lideranças locais para a integração responsável da IA.

“Com o objetivo de integrar a IA ao currículo escolar público no estado do Piauí, tornando-a disciplina obrigatória do 9º ano até o final do Ensino Médio, o Piauí Inteligência Artificial oferece um programa de aprendizagem de três anos que integra a ética da IA ​​em todos os seus módulos e combina atividades digitais e presenciais, tornando-a acessível em ambientes com poucos recursos”, destacou a Unesco.

O projeto beneficia mais de 90 mil alunos em 540 escolas públicas, a cada ano. Além disso, já capacitou mais de 680 professores.

Governo comemora

A seleção do projeto, entre os quatro laureados do prêmio, foi comemorada por autoridades brasileiras. 

“O governo brasileiro recebeu, com satisfação, a seleção do projeto Piauí Inteligência Artificial para a edição de 2025 do prêmio”, destacou, em nota, o Itamaraty.

De acordo com o júri internacional avaliador, o Piauí Inteligência Artificial representa um “modelo abrangente e inclusivo, capaz de empoderar educadores e agentes sociais para a promoção do uso ético e responsável da inteligência artificial na educação”.

Agência Brasil

Notícias que importam para você

Composto de microrganismo da Antártida pode ser usado para produzir alimento, cosmético e remédio

Um composto bioativo produzido pelo microrganismo Bacillus licheniformis, encontrado na Ilha Decepción, na Antártida, tem propriedades que o qualificam para uso na produção de alimentos,...

Sistema Paulista de Ambiente de Inovação passa por reformulações que facilitam a adesão

O Sistema Paulista de Ambiente de Inovação (Spai), política pública da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de São...

Folhas de café podem ajudar a criar soluções sustentáveis em saúde, ambiente e tecnologia, mostra Fapesp

Um grupo internacional de cientistas liderado pela Universidade de São Paulo (USP) descobriu uma nova forma de dar valor às folhas de café, um...