Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCOP30 em Belém: como surgiram as conferências do clima...

COP30 em Belém: como surgiram as conferências do clima da ONU

Por Maria Fernanda Viana

A 30ª Conferência das Partes (COP30), instância máxima da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), começou nesta segunda-feira (10/11), em Belém (PA).


É a primeira vez que o Brasil sedia uma COP, evento mais importante do calendário climático da ONU. O protagonismo brasileiro, porém, não é novidade: em 1992, o Rio de Janeiro recebeu a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), a histórica Rio-92.


Na ocasião, foi assinada a UNFCCC, tratado que deu origem ao atual regime climático global e às iniciativas para combater o aquecimento global, o desmatamento e as mudanças climáticas, criando a COP como espaço encarregado de implementar e revisar os compromissos assumidos pelos países.


De Berlim à COP30: uma história de conferências


Três anos depois da Rio-92, em 1995, foi realizada em Berlim, na Alemanha, a primeira Conferência das Partes. Ali ficou definido que as COPs aconteceriam anualmente, reunindo governos para negociar metas, acordos e decisões – com exceção de 2020, quando a conferência foi adiada devido à pandemia de Covid-19.


Desde então, alguns marcos se destacam:


Protocolo de Kyoto (1997):
Criou metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para países desenvolvidos, com a previsão de corte de 5,2% em relação aos níveis de 1990. Em 2001, os Estados Unidos deixaram o acordo, alegando danos à sua economia.

Acordo de Paris (2015):
Na COP21, em Paris, mais de 190 países aprovaram o Acordo de Paris, que substituiu o Protocolo de Kyoto. O objetivo é manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2 ºC em relação aos níveis pré-industriais, fazendo esforços para limitá-lo a 1,5 ºC.

No início de seu mandato, o então presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris. Nos anos seguintes, medições oficiais indicaram que a temperatura média global já ultrapassou, em alguns períodos, o limite de 1,5 ºC em relação à era pré-industrial.


Brasil de volta ao centro do clima


Antes da abertura oficial da COP30, Belém recebeu a Cúpula de Líderes, encontro que reuniu chefes de Estado e de governo. Foi nessa ocasião que o Brasil lançou oficialmente o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).


O mecanismo pretende criar um sistema internacional de pagamento para países que preservam suas florestas, ajudando na absorção de carbono, na regulação do clima e na proteção da biodiversidade. O objetivo é inverter a lógica em que o desmatamento gera mais retorno econômico do que a conservação.


A COP30, em Belém, está prevista para terminar em 21 de novembro e é vista por especialistas como um ponto decisivo para alinhar novas metas nacionais (NDCs), financiamento climático e proteção de florestas tropicais no esforço de manter vivo o objetivo do Acordo de Paris.

Leia mais:

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Ministro Fernando Haddad fala ao microfone em palestra em evento em São Paulo

Haddad afirma esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas em evento pré-COP30

Ministro da Fazenda afirmou que a meta do TFFF deve ser alcançada até o final do próximo ano
A imagem, com uma iluminação natural e suave, apresenta o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, de pé, lado a lado, em um ambiente que parece ser uma floresta, possivelmente a Amazônia, como indicam os grandes troncos de árvores e a folhagem densa e escura no fundo.

Lula tem reunião bilateral com príncipe William, premiê Keir Starmer e Macron em Belém

Agenda desta quinta-feira (06/11) faz parte de eventos preparatórios para a COP30
Foto área da Floresta Amazônica

Noruega e França injetam bilhões em fundo florestal do Brasil na COP 30

Anúncios em Belém reforçam aliança internacional para premiar países que preservam florestas tropicais
Gilberto Gil toca seu violão durante show

COP30: Anitta, Chris Martin e Gilberto Gil vão participar de megashow em Belém

O Global Citizen Festival vai ser realizado no estádio Mangueirão e terá entrada gratuita