Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilLula defende paz, integração e combate ao crime na...

Lula defende paz, integração e combate ao crime na abertura da Cúpula CELAC-UE

Presidente cobra cooperação, critica extremismos e pede avanço no acordo MERCOSUL-UE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a IV Cúpula CELAC-UE, neste domingo (9/11), em Santa Marta, defendendo paz, integração regional e cooperação contra o crime organizado. Em discurso firme, Lula afirmou que América Latina e Caribe vivem um período de divisão e que as cúpulas não podem se transformar em encontros “vazios”.

Lula aponta crise de integração e alerta para extremismos

No discurso, Lula lamentou que a região esteja novamente fragmentada, com aumento da intolerância, do extremismo político e da manipulação de informações. Ele disse que projetos pessoais de apego ao poder estão “solapando a democracia” e impedindo que líderes com visões diferentes conversem na mesma mesa.

O presidente também criticou a falta de continuidade das decisões regionais, afirmando que muitas iniciativas “não saem do papel”, enquanto grandes líderes deixam de comparecer às reuniões.

Guerra na Europa, ameaças armadas e risco democrático

Lula destacou que a guerra na Europa segue drenando recursos que poderiam financiar desenvolvimento sustentável. Em paralelo, denunciou o retorno de retóricas que justificam intervenções ilegais e lembraram que a América Latina é uma “região de paz” que deseja permanecer assim.

Ele reforçou que democracias não combatem o crime violando o direito internacional, e que o avanço do crime organizado corrói instituições, famílias e economias inteiras.

Leia mais: Lula vai à Colômbia reforçar aliança América Latina–Europa na Cúpula Celac-UE

Segurança regional, fronteiras e combate ao crime organizado

Lula afirmou que não existe “solução mágica” para a criminalidade, defendendo repressão às lideranças do crime, rastreamento do tráfico de armas e ações para estrangular o financiamento de facções.

Ele citou a renovação do Comando Tripartite da Tríplice Fronteira, com Argentina e Paraguai, e o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, em Manaus, que reúne agentes de nove países para combater crimes financeiros, tráfico de drogas, armas e pessoas.

Clima, florestas e COP30 no coração da Amazônia

O presidente afirmou que a COP30, realizada na Amazônia, é uma vitrine para mostrar que conservar florestas “é cuidar do futuro do planeta”. Destacou o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre como alternativa econômica sustentável e defendeu acelerar a transição energética na região.

MERCOSUL-União Europeia e integração econômica

Lula pediu que o acordo MERCOSUL-UE avance na próxima cúpula do bloco, em dezembro, dizendo esperar que os dois lados finalmente digam “sim” a um comércio baseado em regras multilaterais. Ele lembrou que o pacto criaria um mercado de 718 milhões de pessoas e PIB superior a US$ 22 trilhões.

O presidente defendeu ainda cadeias produtivas mais resilientes, superação da dependência de exportação de matéria-prima e políticas que promovam igualdade de gênero, incluindo apoio à eleição de uma latino-americana como Secretária-Geral da ONU no futuro.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Ministro Fernando Haddad fala ao microfone em palestra em evento em São Paulo

Haddad afirma esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas em evento pré-COP30

Ministro da Fazenda afirmou que a meta do TFFF deve ser alcançada até o final do próximo ano
A imagem, com uma iluminação natural e suave, apresenta o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, de pé, lado a lado, em um ambiente que parece ser uma floresta, possivelmente a Amazônia, como indicam os grandes troncos de árvores e a folhagem densa e escura no fundo.

Lula tem reunião bilateral com príncipe William, premiê Keir Starmer e Macron em Belém

Agenda desta quinta-feira (06/11) faz parte de eventos preparatórios para a COP30
Foto área da Floresta Amazônica

Noruega e França injetam bilhões em fundo florestal do Brasil na COP 30

Anúncios em Belém reforçam aliança internacional para premiar países que preservam florestas tropicais
Gilberto Gil toca seu violão durante show

COP30: Anitta, Chris Martin e Gilberto Gil vão participar de megashow em Belém

O Global Citizen Festival vai ser realizado no estádio Mangueirão e terá entrada gratuita