A partir de 14 de outubro, a Caixa Cultural São Paulo recebe a 16ª edição da exposição CONTEMPORÂNEO, que nesta edição tem o feminino como eixo central. Em cartaz até 18 de janeiro de 2026, a mostra reúne 25 obras de artistas de 10 países, com entrada gratuita, sempre das 8h às 19h.
Com curadoria de Zeca Medeiros e Otavio Avancini, a exposição destaca temas urgentes como feminicídio, exploração da força de trabalho feminina, identidade, corpo e cotidiano, propondo um olhar crítico e sensível sobre as complexidades da experiência das mulheres no mundo contemporâneo.
A abertura no dia 14 será marcada por uma série de performances, palestra, visita guiada e oficina (veja detalhes abaixo). Um dos destaques é a instalação “MADE IN”, da artista argentina Rosana Machado Rodríguez, que denuncia as condições de trabalho de mulheres na indústria têxtil em países do chamado “Terceiro Mundo”.
“Mais do que uma mostra, CONTEMPORÂNEO é um convite à reflexão sobre como o corpo feminino é impactado por sistemas de poder globais”, explica a curadoria.
A pluralidade também é uma marca da exposição. Estão presentes artistas do Brasil, Índia, Quênia, Canadá, Hungria, Inglaterra, Estados Unidos, Costa Rica, Uruguai e Argentina, incluindo nomes como Monica Barki, Cristina Pape, Pedro Paulo Domingues, Naomi Wanjiku, Eva Soban e Luiz Monken.
A exposição propõe uma experiência sensorial e crítica, onde o têxtil é tratado como linguagem, corpo e território, evidenciando a arte como ferramenta de transformação social.
Exposição CONTEMPORÂNEO
Local: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro
Data: 14 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026
Horário: Todos os dias, das 8h às 19h
Entrada gratuita
Abertura (14/10):
– Instalação MADE IN, de Rosana Machado Rodríguez
– Performances: Monica Barki, Naomi Wanjiku, Otavio Avancini
– Palestra e visita guiada com Eva Soban
– Oficina com Claudia Dias
Informações: https://contemporaneotextil.com.br/