Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioTMC CuritibaMulheres vivem mais que homens no Paraná — mas...

Mulheres vivem mais que homens no Paraná — mas o desafio é envelhecer com saúde e segurança

Estado tem expectativa de vida superior à média nacional, mas especialistas alertam para vulnerabilidades na saúde e segurança das idosas

As mulheres brasileiras continuam dando um “sprint” na maratona da longevidade. Segundo o IBGE, elas vivem, em média, 79 anos, enquanto os homens chegam a 73. No Paraná, o ritmo é ainda mais impressionante: as paranaenses alcançam 82 anos, sete a mais que os homens, cuja média é de 75 (02/11).

Envelhecer mais — e melhor — é o novo desafio

Especialistas afirmam que viver mais é ótimo, mas envelhecer com qualidade é o verdadeiro objetivo. A Secretaria de Saúde do Paraná alerta que doenças crônicas como diabetes e hipertensão são frequentes entre mulheres acima dos 70 anos, além de fragilidades físicas, solidão e depressão.

Um exemplo é Ana Tereza Silva, de 78 anos, moradora da região metropolitana de Curitiba. Ela superou a expectativa de vida média e enfrenta o câncer de mama e a hipertensão com acompanhamento pelo SUS. “Faço todo o tratamento pelo SUS, com atenção constante”, contou.

Mais tempo de vida, novos cuidados

Com a longevidade em alta, também surgem novos desafios sociais, como o aumento da violência contra mulheres idosas. O governo estadual reforça que os profissionais de saúde precisam desenvolver uma escuta humanizada para identificar e acolher casos de vulnerabilidade.

Outro tema que vem ganhando espaço é a sexualidade na terceira idade — ainda cercada de tabus, mas que precisa ser discutida. O SUS tem distribuído cartilhas sobre sexo seguro e oferece exames rápidos para ISTs, promovendo informação e autocuidado.

A matéria é do repórter Brayan Valêncio, da TMC Curitiba.

Notícias que importam para você

Novembro Azul: barbearias de Curitiba entram de cabeça na campanha contra câncer de próstata

O Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) lançou uma ação diferente para chamar a atenção dos homens: levar a mensagem da prevenção diretamente para as barbearias da cidade

Granizo pesado causa estragos no Paraná e número de afetados sobe para 8.500 em 28 cidades

De acordo com Defesa Civil, mais 1.500 pessoas precisaram deixar suas casas e estão abrigadas em locais temporários

Granizo de mais de 100g e ventos de 95 km/h causam estragos no Paraná

Os temporais que atingiram o Paraná neste fim de semana deixaram um rastro de destruição, com alagamentos, destelhamentos e...