Nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras estão no centro do futebol brasileiro – e mundial. Os dois clubes aparecem no topo da tabela do Brasileirão, disputaram a Copa do Mundo de Clubes deste ano e, agora, reeditam a final da Libertadores de 2021.
Em 2025, o local será Lima, no Peru, e o palco será o Estádio Monumental. É de lá que vai sair o primeiro time brasileiro tetracampeão continental, no próximo dia 29/11.
Como o Flamengo chega para a final
Na Gávea, o clima é de otimismo. A campanha do Flamengo foi marcada pela superação. A equipe comandada por Filipe Luís encerrou a fase de grupos em segundo lugar no Grupo C, com três vitórias, dois empates e uma derrota. A classificação foi conquistada no saldo de gols.
Apesar do início irregular, o Rubro-Negro cresceu durante a fase do mata-mata, colocando o fator “casa” como decisivo. O time venceu todos os jogos como mandante e mostrou consistência defensiva até a final.
Com um elenco experiente e um time cada vez mais ajustado, o Flamengo chega embalado e confiante em busca de mais uma taça continental.
Cinco motivos para acreditar na vitória
Com o Flamengo de malas prontas rumo à vitória, reunimos cinco motivos para acreditar que o título deste ano será pintado nas cores vermelho e preto.
- 1. A recuperação de Pedro e o cérebro criativo de Arrascaeta
Assumindo que o centroavante Pedro e o camisa 14, Arrascaeta, cérebro criativo do time, estarão 100% para a final, o Flamengo tem a dupla que pode ser decisiva para o confronto. A qualidade técnica e o entrosamento dos dois oferecem o diferencial individual para desorganizar a defesa palmeirense.
- 2. O retorno à tradição de vencer decisões
O clube carioca tem um histórico recente de sucesso nas finais, especialmente na Libertadores, conquistando os títulos de 2019 e 2022. O “DNA copeiro” ressurgiu, e o elenco sabe como se portar em uma decisão de jogo único. A força da camisa e a memória dessas conquistas impulsionam a confiança.
- 3. A sede de revanche pela final de 2021
A derrota na final da Libertadores de 2021, contra o Palmeiras, irá servir como combustível extra. A chance de “dar o troco” e conquistar o tetracampeonato, justamente sobre o rival que lhe tirou o tri, motiva os jogadores a entrarem em campo com garra redobrada e foco total na vitória.
- 4. Fator Filipe Luís: liderança, conhecimento e vontade de jogo
Com Filipe Luís no comando, o Flamengo tem um técnico que, além de ser um jogador multicampeão pelo clube, busca implementar um estilo de jogo agressivo e ofensivo, que busca inspiração no antigo treinador, Jorge Jesus, que entregou ao Flamengo uma das maiores temporadas de sua história, eternizada na memória da torcida.
- 5. Duas vitórias Rubro-Negras em 2025 em cima do rival
O Flamengo chega para a final com a moral lá em cima diante do Palmeiras. No Campeonato Brasileiro deste ano, o Rubro-Negro venceu os dois confrontos contra o Alviverde, um no Allianz Parque e outro no Maracanã, mostrando superioridade nos duelos diretos e consolidando o bom momento da equipe. Os resultados aumentam a confiança do elenco e da torcida, que veem uma possível vantagem para conquistar a glória eterna.
Com elenco experiente, sede de revanche e o retorno do ‘espírito campeão’, o Flamengo chega a Lima pronto para reconquistar a América.
