A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, discursou na noite deste sábado (01/10) no Global Citizen Festival (GCF), evento que mobiliza fundos para ações de preservação ao meio-ambiente e que esquenta os motores para a semana da COP30.
LEIA MAIS: COP30: Anitta, Chris Martin e Gilberto Gil vão participar de megashow em Belém
Nomes como Anitta, Chris Martin (Coldplay) e Gilberto Gil são alguns dos artistas que vão se apresentar no evento.
Janja discursou por cerca de sete minutos e falou sobre a redução considerável de desmatamento em todo bioma da Amazônia.
“O Governo do presidente Lula obteve uma redução de 50% no desmatamento no bioma da Amazônia. É um fato incrível. Desde 2022 isso não acontecia e é uma série histórica com a menor taxa”, disse a primeira-dama.
Janja também afirmou que a “crise climática é uma crise de desigualdade” e trouxe dados alarmantes que revelaram que no Brasil, o 1% mais rico tem uma pegada de carbono sete vezes maior que os 10% mais pobres.
LEIA MAIS: Brasil oferece cabines de cruzeiro gratuitas a nações mais pobres na COP30
A socióloga ainda aproveitou para reverência o poder das mulheres nas regiões de floresta e reverenciou a chegada da COP30 em Belém do Pará.
“Em poucos dias, Belém será a capital do Mundo. Nada no planeta se compara a grandeza da Amazônia. Dizem que a Amazônia é o pulmão do Planeta, eu prefiro dizer que é coração. De baixo de cada árvore, há uma mulher, um homem e uma criança… Sem mulher, não tem floresta em pé”, completou.
