Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueTudo o que você precisa saber sobre a série...

Tudo o que você precisa saber sobre a série ‘Tremembé’

Seriado está disponível na Amazon Prime e conta casos bizarros da justiça criminal brasileira

Inspirada nos livros “Suzane: Assassina e Manipuladora” e “Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido”, do jornalista Ullisses Campbell, a série Tremembé revela o dia a dia de detentos no “presídio dos famosos”.

Leia mais: Ruy Castro lança “Trincheira Tropical” e revive o fim do Estado Novo e a queda de Getúlio

Pelo menos foi assim que a Penitenciária de Tremembé ficou conhecida após abrigar presos envolvidos em casos famosos e hediondos que ficaram conhecidos pelo país.

A série é estrelada por Marina Ruy Barbosa, que interpreta Suzane Von Richthofen, e dividida em cinco capítulos que revelam a chegada de Suzane ao presídio e o convívio com outros criminosos conhecidos por seus casos bizarros. Mas, será que tudo que está na série é verdade?

Leia mais: Marina Ruy Barbosa diz que viver Suzane von Richthofen em série foi “desafiador”

Em entrevista ao Estadão, a diretora-geral da obra Vera Egito explicou que os acontecimentos mostrados são reais e formatados para dramaturgia.

“Existiu o triângulo amoroso entre Suzane, Sandrão e Elize e o romance entre Duda e Cristian. Existiu também o Roger tentando burlar a Justiça fingindo estar doente. Mas a ficção entra para organizar tudo isso em uma linha narrativa coerente”, afirmou.

Mas afinal, quais são os casos reais que serviram de inspiração para série ser produzida?

Suzane Von Richthofen e os irmãos Cravinhos

Condenada a 39 anos de prisão por planejar a morte dos país, Suzane foi presa em 2002 juntamente com Daniel e Cristian Cravinhos, os executores do crime.

O motivo seria porque os pais de Suzane, Manfred e Marísia, não aceitavam o relacionamento entre a filha e Felipe. Existe uma teoria também que Suzane visava herdar a herança da família.

Suzane progrediu para o regime semiaberto em 2015, sendo autorizada a estudar e trabalhar durante o dia e voltar para cadeia de noite. Em liberdade condicional desde 2023, a ex-detenta é casada com o médico Felipe Muniz com quem teve um filho. Ela mora em Águas de Lindóia (SP), onde cursa direito em uma faculdade da região.

Felipe Cravinhos ganhou liberdade condicional em 2018 e atualmente é casado com uma biomédica. Já Cristian, que também está em liberdade condicional, está nas ruas desde março de 2025.

Casal Nardoni

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram presos em 2008 por jogar a filha de Alexandre, Isabela Nardoni de 8 anos, do sexto andar do prédio onde moravam.

Antes separados, ambos cumprem a pena em regime aberto e atualmente moram juntos na zona norte de São Paulo.

Elize Matsunaga

Condenada por matar e esquartejar o marido Marcio Matsunaga, Elize está em liberdade condicional deste 2022. Atualmente trabalha como motorista de aplicativo no interior de São Paulo.

Em 2023, o Ministério Público de São Paulo chegou a pedir a revogação do beneficio, mas o pedido foi negado pela justiça.

Roger Abdelmassih

Condenado em 121 anos por estuprar suas pacientes, o médico Roger Abdelmassih segue preso em Tremembé desde 2014. Alegando problemas de saúde, a defesa de Roger vem pedindo prisão domiciliar, mas negado pela justiça.

A previsão de liberdade do médico é em 2047, quando Roger terá completado 104 anos de idade.

Quem é Sandrão?

Um dos casos que foram revelados pela série é o de Sandrão (Sandra Regina Ruiz Gomes), que viveu um triângulo amoroso com Elise Matsunaga e Suzane Von Richthofen.

Sandrão participou do sequestro e da morte de um menino de 14 anos em Mogi das Cruzes (SP). Ela foi condenada em 2007 a 27 anos de prisão.

Atualmente, cumpre a sentença em regime aberto e tem uma união estável com uma promotora de eventos no interior de São Paulo.

Notícias que importam para você

Condenado por trama golpista, Mauro Cid passa por audiência no STF e retira tornozeleira

Cid recebeu as orientações que deverá seguir durante o cumprimento da pena de dois anos de prisão em regime aberto pela condenação na ação penal da trama golpista

Moraes ordena que governo do Rio preserve provas da operação policial mais letal do país

Ministro do STF determinou que o material fique sob controle do Ministério Público e seja acessado pela Defensoria Pública

Moraes conduz audiência com Castro sobre megaoperação que matou 121 no Rio de Janeiro

No encontro, o governador Cláudio Castro deve apresentar os 18 esclarecimentos solicitados pelo ministro sobre a operação no Alemão e Penha