Já está valendo a nova rodada de renegociação do FIES (02/11). Estudantes que contrataram o financiamento a partir de 2018 e têm parcelas em atraso há mais de 90 dias até o fim de julho deste ano podem aproveitar a oportunidade para regularizar a situação financeira com o programa.
Desconto total e prazo longo? Temos.
A principal vantagem é o perdão total de juros e multas. Além disso, a dívida pode ser parcelada em até 180 vezes, o equivalente a 15 anos para quitar o saldo devedor. As parcelas mínimas começam em R$ 200, e todo o processo pode ser feito de forma digital, pelo aplicativo FIES Caixa ou pelo site do banco.
Segundo o Ministério da Educação, cerca de 160 mil estudantes podem se beneficiar das novas regras, que abrangem valores atrasados que somam aproximadamente R$ 1,8 bilhão.
Leia mais: Vai se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2025? Confira a data limite
O que não entra na renegociação
Nem tudo são flores: valores de co-participação das instituições, seguros e tarifas bancárias ficam de fora do acordo. Esses precisam ser resolvidos separadamente com cada entidade envolvida.
O prazo pra aproveitar a oportunidade vai até 31 de dezembro de 2026, então ainda dá tempo pra quem quer se organizar. Mas não vacila: deixar pra depois pode significar perder o desconto total.
Um alívio para quem quer recomeçar
A iniciativa oferece uma oportunidade importante para quem já concluiu o curso e entrou na fase de pagamento do financiamento. Com descontos e prazos estendidos, o programa busca facilitar o recomeço financeiro de milhares de ex-estudantes.
Leia mais: MEC abre inscrições para vagas remanescentes do Fies 2025; veja como participar
