O Ibovespa teve queda nesta sexta-feira (07/11), pressionada principalmente pelo recuo das ações da Vale, com agentes financeiros repercutindo uma bateria de resultados corporativos, incluindo os números da Petrobras.
Às 11h35, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, cedia 0,57%, a 152.471,31 pontos. O volume financeiro nesta sexta-feira somava R$5,13 bilhões.
A queda do Ibovespa tinha como pano de fundo o recuo dos futuros acionários nos Estados Unidos, bem como o declínio nas bolsas na Europa e Ásia nesta sexta-feira, além da alta nos rendimentos dos Treasuries.
Apesar do ajuste negativo no dia, o estrategista de renda variável Marco Ribeiro Noernberg, sócio na Manchester Investimentos, avalia que o Ibovespa pode ultrapassar 160 mil pontos até o fim do ano.
Noernberg afirmou que se a bolsa continuar vendo bons balanços trimestrais de empresas, um fluxo estrangeiro contínuo, e, eventualmente, uma queda da taxa Selic mais rápida do que está precificado na curva de juros, o Ibovespa pode chegar a 160 mil pontos “ou até mais”.
O estrategista lembrou que no fim do ano passado, a bolsa “patinava em torno dos 120 mil pontos” e havia projeção no mercado de que havia fôlego para atingir os 150 mil até o fim de 2025, mas a marca foi atingida quase dois meses antes.
Por Reuters
