Além de confirmar que disputará seu quarto mandato como presidente do Brasil nas eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também falou sobre o uso do dólar em negociações comerciais. O líder político está em visita a Indonésia, onde falou com a imprensa.
“Nós queremos o comércio livre, tanto a Indonésia quanto o Brasil tem interesse em discutir a possibilidade de comercialização sendo com as nossas moedas. Essa é uma coisa que precisamos mudar… Para não ficarmos dependentes de ninguém. Nós queremos multilateralismo, e não unilateralismo. Queremos democracia comercial, e não protecionismo“, revelou Lula em pronunciamento com o presidente do país asiático, Prabowo Subianto.
O governante é um dos defensores da troca do dólar por moedas locais nas negociações comerciais envolvendo o BRICS, que conta com países emergentes como Índia, Brasil, China, África do Sul, Rússia, entre outros.
Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, mantiveram conversas e articularam um possível encontro entre Trump e Lula “na primeira oportunidade possível”.
Apesar de ainda não ter uma data para a reunião, os líderes de Brasil e Estados Unidos estarão na Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), evento que acontece na Malásia e reune lideranças dos 10 países do sudeste asiático.
