Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaNubank demite dois funcionários por suposto plano de sabotagem...

Nubank demite dois funcionários por suposto plano de sabotagem a sistemas internos

Dispensas por justa causa se somam a outras 12 demissões após polêmica sobre fim do modelo remoto e adoção de trabalho híbrido

O Nubank demitiu dois funcionários acusados, segundo a empresa, de planejar um ataque aos sistemas internos da fintech. As dispensas foram comunicadas em mensagem enviada à equipe e, de acordo com pessoas a par do caso, ocorreram por justa causa.

Com os novos desligamentos, chegam a 14 as demissões por justa causa desde a semana passada, segundo mostrou a apuração da Folha de S. Paulo. As 12 primeiras estavam relacionadas a uma discussão em uma reunião online com cerca de 7 mil funcionários, na qual a empresa anunciou o fim do modelo majoritariamente remoto e a migração para o trabalho híbrido, com três dias presenciais por semana.

No comunicado interno, assinado pelo diretor de tecnologia (CTO) Eric Young, o Nubank afirma que qualquer ameaça ao sistema financeiro é crime federal e que as autoridades foram acionadas. A mensagem também diz que a instituição conseguiu impedir a implementação do suposto plano de sabotagem.

A empresa não comentou publicamente as novas demissões.

Pressão de funcionários e atuação do sindicato

Os desligamentos acontecem em meio a negociações com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que pediu a suspensão das 12 primeiras demissões por considerar que trabalhadores têm direito de discordar das mudanças no modelo de trabalho, especialmente aqueles que moram fora das cidades onde a fintech possui escritório.

A entidade convocou uma plenária com funcionários para a noite desta quarta-feira (12/11).

Leia mais: Justiça do Rio de Janeiro decreta falência da Oi após quase dez anos de recuperação judicial

Na quinta-feira (06/11), o Nubank anunciou a mudança do regime de uma semana presencial por trimestre para três dias de trabalho presencial por semana. A fintech justificou a decisão dizendo querer fortalecer a cultura interna, estimular inovação e acelerar o desempenho operacional.

O CEO David Vélez, que mora atualmente no Uruguai, informou que vai se mudar para um país onde o Nubank tenha escritório para acompanhar a implementação do novo modelo.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Medo do metanol impõe prejuízo a bares e restaurantes de SP: “Somos vítimas”

Em entrevista à TMC, dono de bar relatou prejuízo de até 80% no setor de bebidas destiladas

Mercado financeiro reduz para 4,72% previsão de inflação em 2025

Dos quatro itens que compõem o Boletim Focus, três mantiveram suas projeções para 2025 estáveis: PIB, câmbio e taxa...

Governo lança linha de crédito de R$ 40 bilhões para reformas — confira regras e valores

Nova linha de financiamento do Minha Casa, Minha Vida oferece até R$ 30 mil por família para reformas e ampliações, com juros reduzidos e prazos de até 60 meses

Pix Automático passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira

Com a promessa de substituir o débito automático e os boletos, o Pix automático torna-se obrigatório nesta segunda-feira (13). Lançada...