Quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam fazer a prova de vida para evitar o bloqueio do benefício. Todos já foram notificados pelo aplicativo Meu INSS ou pelo extrato do banco responsável pelo pagamento.
O alerta vale para quem não teve a comprovação de vida realizada automaticamente pelo sistema. O beneficiário tem 30 dias, a partir da data da notificação, para concluir o procedimento.
O INSS disponibiliza três formas de fazer a prova de vida: pelo site ou aplicativo Meu INSS, com reconhecimento facial se solicitado; pelo aplicativo ou site do banco, quando disponível; ou presencialmente na agência bancária, apresentando documento oficial com foto.
Mesmo com o sistema automático, alguns casos exigem ação direta do beneficiário. A prova de vida garante que o pagamento continue correto, prevenindo fraudes e protegendo o dinheiro de quem contribuiu ao longo da vida.
O INSS alerta sobre golpes. O instituto nunca envia mensagens por WhatsApp, SMS ou ligações pedindo dados ou agendamentos e não envia servidores às casas dos beneficiários para realizar o procedimento.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelos canais oficiais: site gov.br/inss, aplicativo Meu INSS ou Central 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h).
Por Agência Brasil
