O eclipse solar mais longo do século já possui data marcada e está se aproximando: acontecerá no dia 2 de agosto de 2027. De acordo com o portal O Antagonista, o fenômeno deve durar por aproximadamente 6 minutos e 23 segundos em sua fase máxima.
Esse evento astronômico é o alinhamento da Lua entre a Terra e o Sol, que transforma o dia em noite por um breve momento. Quando a Lua faz o seu movimento de se posicionar entre os dois astros, a sua sombra é projetada na superfície terrestre e o Sol aparece como uma espécie de borda que “pega fogo”.
Em 2027, o elipse deve ser visível para boa parte do norte da África e do Oriente Médio. Seu ponto de maior duração será localizado próximo a Luxor, no Egito, onde o Sol deve sumir completamente por mais de seis minutos.
Por onde deve passar o eclipse?

Com visão completa do fenômeno, o caminho do eclipse começará no oceano Atlântico, deve passar ainda pelo estreito de Gibraltar, bem como será visível no norte da África e a península Arábica, e termina no oceano Índico. No Brasil, será visível parcialmente no território.
- Leia também: Por que você deveria adicionar vinagre à lentilha?
Países como Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Iêmen e Somália devem conseguir testemunhar este fenômeno natural.
Ainda segundo o portal, a expectativa principal é de que o fenômeno dure mais de três horas, levando em consideração desde a fase parcial quanto total.
