Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueTudo o que você precisa saber sobre a série...

Tudo o que você precisa saber sobre a série ‘Tremembé’

Seriado está disponível na Amazon Prime e conta casos bizarros da justiça criminal brasileira

Inspirada nos livros “Suzane: Assassina e Manipuladora” e “Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido”, do jornalista Ullisses Campbell, a série Tremembé revela o dia a dia de detentos no “presídio dos famosos”.

Leia mais: Ruy Castro lança “Trincheira Tropical” e revive o fim do Estado Novo e a queda de Getúlio

Pelo menos foi assim que a Penitenciária de Tremembé ficou conhecida após abrigar presos envolvidos em casos famosos e hediondos que ficaram conhecidos pelo país.

A série é estrelada por Marina Ruy Barbosa, que interpreta Suzane Von Richthofen, e dividida em cinco capítulos que revelam a chegada de Suzane ao presídio e o convívio com outros criminosos conhecidos por seus casos bizarros. Mas, será que tudo que está na série é verdade?

Leia mais: Marina Ruy Barbosa diz que viver Suzane von Richthofen em série foi “desafiador”

Em entrevista ao Estadão, a diretora-geral da obra Vera Egito explicou que os acontecimentos mostrados são reais e formatados para dramaturgia.

“Existiu o triângulo amoroso entre Suzane, Sandrão e Elize e o romance entre Duda e Cristian. Existiu também o Roger tentando burlar a Justiça fingindo estar doente. Mas a ficção entra para organizar tudo isso em uma linha narrativa coerente”, afirmou.

Mas afinal, quais são os casos reais que serviram de inspiração para série ser produzida?

Suzane Von Richthofen e os irmãos Cravinhos

Condenada a 39 anos de prisão por planejar a morte dos país, Suzane foi presa em 2002 juntamente com Daniel e Cristian Cravinhos, os executores do crime.

O motivo seria porque os pais de Suzane, Manfred e Marísia, não aceitavam o relacionamento entre a filha e Felipe. Existe uma teoria também que Suzane visava herdar a herança da família.

Suzane progrediu para o regime semiaberto em 2015, sendo autorizada a estudar e trabalhar durante o dia e voltar para cadeia de noite. Em liberdade condicional desde 2023, a ex-detenta é casada com o médico Felipe Muniz com quem teve um filho. Ela mora em Águas de Lindóia (SP), onde cursa direito em uma faculdade da região.

Felipe Cravinhos ganhou liberdade condicional em 2018 e atualmente é casado com uma biomédica. Já Cristian, que também está em liberdade condicional, está nas ruas desde março de 2025.

Casal Nardoni

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram presos em 2008 por jogar a filha de Alexandre, Isabela Nardoni de 8 anos, do sexto andar do prédio onde moravam.

Antes separados, ambos cumprem a pena em regime aberto e atualmente moram juntos na zona norte de São Paulo.

Elize Matsunaga

Condenada por matar e esquartejar o marido Marcio Matsunaga, Elize está em liberdade condicional deste 2022. Atualmente trabalha como motorista de aplicativo no interior de São Paulo.

Em 2023, o Ministério Público de São Paulo chegou a pedir a revogação do beneficio, mas o pedido foi negado pela justiça.

Roger Abdelmassih

Condenado em 121 anos por estuprar suas pacientes, o médico Roger Abdelmassih segue preso em Tremembé desde 2014. Alegando problemas de saúde, a defesa de Roger vem pedindo prisão domiciliar, mas negado pela justiça.

A previsão de liberdade do médico é em 2047, quando Roger terá completado 104 anos de idade.

Quem é Sandrão?

Um dos casos que foram revelados pela série é o de Sandrão (Sandra Regina Ruiz Gomes), que viveu um triângulo amoroso com Elise Matsunaga e Suzane Von Richthofen.

Sandrão participou do sequestro e da morte de um menino de 14 anos em Mogi das Cruzes (SP). Ela foi condenada em 2007 a 27 anos de prisão.

Atualmente, cumpre a sentença em regime aberto e tem uma união estável com uma promotora de eventos no interior de São Paulo.

Notícias que importam para você

Dino vota contra lei que proíbe mototáxi em SP e pede direitos básicos aos trabalhadores

O ministro do STF Flávio Dino acompanhou o voto de Alexandre de Moraes na liminar que suspende a lei...

Moraes ordena que governo do Rio preserve provas da operação policial mais letal do país

Ministro do STF determinou que o material fique sob controle do Ministério Público e seja acessado pela Defensoria Pública