Fontes próximas à equipe da série Euphoria dizem que Zendaya e Sydney Sweeney estariam em “guerra” durante as gravações, devido às últimas polêmicas e posicionamento político de Sweeney. Segundo relatos, as atrizes teriam desentendimentos frequentes sobre roteiros, cenas e a forma como os personagens são conduzidos.
Segundo DailyMail, a tensão teria se intensificado especialmente nas gravações da terceira e atual série da HBO Max. Ainda segundo as fontes, à produção tenta mediar os conflitos para que não afetem a rotina de filmagens.
Nos últimos meses Sydney Sweeney tem se envolvido em polêmicas principalmente por seu posicionamento político, partido Republicano, representado atualmente por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Zendaya, por outro lado, é uma voz ativa na política americana, além de ser declaradamente contra a gestão de Trump.
Como tudo começou
Um dos eventos mais comentados foi a campanha da marca American Eagle intitulada “Sydney Sweeney Has Great Jeans”, um trocadilho entre “jeans” e “genes”. Em português seria: “Sydney Sweeney tem ótimos jeans (genes)”.
Segundo o The Guardian, a publicidade foi acusada de insinuações sobre genética e superioridade, o que gerou críticas intensas nas redes sociais, por racismo.
A atriz não tinha histórico público forte de militância política antes desse episódio, mas o impacto dessa campanha fez sua imagem ser associada a questões racial e preconceituosas.
Saiba também: Música de Katy Perry revela o verdadeiro motivo do térmico com Orlando Bloom
Posicionamento
Donald Trump chegou a comentar sobre a campanha da American Eagle, ele perguntou: “Ela é uma republicana registrada? Ah, agora eu adorei o anúncio dela!”. O presidente estadunidense também disse que ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que são republicanas.
De acordo com a Variety, a atriz se pronunciou pela primeira vez sobre a polêmica campanha da American Eagle. Em entrevista à GQ, disse que não se sentiu tentada a se justificar durante a controvérsia e minimizou a situação.
“Sempre acreditei que não estou aqui para dizer às pessoas o que pensar. Eu sei quem eu sou. Sei o que valorizo. Sei que sou uma pessoa gentil. Sei que amo muito e sei que estou animada para ver o que acontece a seguir. Fiz um anúncio de jeans. Quer dizer, a reação foi definitivamente uma surpresa, mas eu adoro jeans. Só uso jeans. Literalmente, estou de jeans e camiseta todos os dias da minha vida… No fim das contas, eu sabia que era aquele anúncio, e eram ótimos jeans, não me afetou de forma alguma. Eu meio que guardei meu celular. Estava filmando Euphoria, trabalhando 16 horas por dia. Então, na verdade, não vi muita coisa”.

Zendaya e seu histórico com política
Zendaya possui uma militância discreta, a atriz já participou de iniciativas como “When We All Vote”, incentivando o registro de eleitores, e do movimento Black Lives Matter, emprestando sua plataforma à causa.
Zendaya se posicionou publicamente em diversas plataformas digitais e entrevistas sobre racismo sistêmico e violência policial nos EUA. Ela participou de campanhas de conscientização e compartilhou mensagens de apoio ao protesto “Black Lives Matter”, em 2020.
A atriz também costuma citar diversidade e inclusão em seus discursos de premiação.
Boicote
Além das críticas negativas, Sweeney tem sofrido boicote em sua carreira. Em sua mais recente cinebiografia, Christy, estreou com apenas US$ 1,3 milhão em mais de 2.000 salas nos EUA.
O CBR informou que o filme entrou para a lista de das 10 piores estreias de bilheteria. Há informações de salas de cinema quase 100% vazias durante o filme.
Euphoria e seu sucesso
Euphoria é uma série dramática da HBO que acompanha a vida de adolescentes modernos, lidando com vício, sexualidade, identidade, trauma e relacionamentos complexos.
A série é centrada, principalmente, em Rue Bennett, interpretada por Zendaya, uma jovem que luta contra o vício em drogas enquanto tenta encontrar seu lugar no mundo.
Segundo dados da HBO, os episódios da 2ª temporada da série têm média de 16,3 milhões de espectadores, tornando‑se a segunda série mais assistida da história da emissora, atrás apenas de Game of Thrones.
O streaming destaca realismo emocional com estética visual marcante, explorando desafios e pressões que os jovens enfrentam em uma era de redes sociais e expectativas intensas.
