Durante a primeira edição do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem, evento que reúne dirigentes de clubes e federações para discutir melhorias para a arbitragem brasileira, o Presidente da CBF, Samir Xaud anunciou a chegada do impedimento semiautomático já na primeira rodada do Brasileirão 2026, no dia 28 de janeiro.
“A modernização começa com o nosso impedimento semiautomático, que a gente anunciou para o ano que vem. O nosso Campeonato Brasileiro começa no dia 28 de janeiro já implementado”, declarou
A intenção da entidade é aproveitar as últimas rodadas do Brasileirão e as finais da Copa do Brasil deste ano para começar a fazer testes offline (ou seja, sem uso prático nos jogos desta temporada).
Como funciona o impedimento semiautomático

Através de 30 aparelhos iPhone 16 Pro, que gravam a partida em 4k, a tecnologia semiautomática detecta milhares de pontos no corpo dos atletas e da bola, permitindo que o sistema crie uma réplica digital do confronto.
Toda essa configuração tecnológica permite que o sistema identifique qual atleta tem o ponto do corpo mais próximo da linha de fundo, seja o atacante ou o defensor.
A tecnologia surgiu durante a Copa do Mundo de 2022, no Catar, e já é usada em campeonatos europeus, como a Premier League. No Brasileirão, o sistema de impedimento ainda é feito de forma manual, no VAR, através das linhas de impedimento no computador.
