Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteCBF confirma a utilização do impedimento semiautomático no Brasileirão em...

CBF confirma a utilização do impedimento semiautomático no Brasileirão em 2026

Nova tecnologia permite maior precisão nos lances e tira a responsabilidade do VAR em traçar as linhas manualmente

Durante a primeira edição do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem, evento que reúne dirigentes de clubes e federações para discutir melhorias para a arbitragem brasileira, o Presidente da CBF, Samir Xaud anunciou a chegada do impedimento semiautomático já na primeira rodada do Brasileirão 2026, no dia 28 de janeiro.

“A modernização começa com o nosso impedimento semiautomático, que a gente anunciou para o ano que vem. O nosso Campeonato Brasileiro começa no dia 28 de janeiro já implementado”, declarou

A intenção da entidade é aproveitar as últimas rodadas do Brasileirão e as finais da Copa do Brasil deste ano para começar a fazer testes offline (ou seja, sem uso prático nos jogos desta temporada).

Como funciona o impedimento semiautomático

iPhones utilizados na captação das imagens para a tecnologia do impedimento semiautomático
(Foto: Divulgação)

Através de 30 aparelhos iPhone 16 Pro, que gravam a partida em 4k, a tecnologia semiautomática detecta milhares de pontos no corpo dos atletas e da bola, permitindo que o sistema crie uma réplica digital do confronto. 

Toda essa configuração tecnológica permite que o sistema identifique qual atleta tem o ponto do corpo mais próximo da linha de fundo, seja o atacante ou o defensor.

A tecnologia surgiu durante a Copa do Mundo de 2022, no Catar, e já é usada em campeonatos europeus, como a Premier League. No Brasileirão, o sistema de impedimento ainda é feito de forma manual, no VAR, através das linhas de impedimento no computador.

Notícias que importam para você

Leila Pereira se pronuncia sobre julgamentos de Allan e Bruno Henrique no STJD

Jogador do Palmeiras teve punição mantida, enquanto julgamento do flamenguista foi adiado mais uma vez

Em vídeo, cartola do Grêmio derrotado nas eleições revela que negociava com Benzema

Para Paulo Caleffi, o atacante do Al-Ittihad se adequaria a uma realidade salarial diferente daquela vivida nos clubes do futebol árabe

Neto solta o verbo e critica Neymar após derrota do Santos: “Vão cair e a culpa é dele”

Apresentador sugeriu que a saída do atacante foi decisiva para a melhora do Peixe na partida e detonou bate-boca com Vojvoda