A Itália está ameaçada de não se classificar para a Copa do Mundo de 2026. Treinador da Azzurra, Gattuso criticou a fórmula das Eliminatórias Europeias e comparou com o formato sul-americano, onde seis entre dez seleções se classificam diretamente e a sétima colocada ainda vai para a repescagem.
“Sem arrependimentos, vencer ajuda a vencer, mas é normal que precisemos entender os critérios. Olhando para a tabela sul-americana, que tem 10 equipes, das quais seis se classificam, a sétima disputa um playoff contra a equipe da Oceania, essa é a decepção. Definitivamente temos que repensar as coisas. Quanto ao resto, meu foco está na partida de amanhã, não vou além disso”, afirmou o treinador.
Na Europa, as seleções são separadas em 12 grupos com quatro ou cinco equipes cada. O líder de cada grupo se classifica diretamente para a Copa do Mundo, enquanto os vice-líderes vão para a repescagem.
Segunda colocada no Grupo I das Eliminatórias Europeias, a seleção italiana está três pontos atrás da Noruega e ainda busca assumir a liderança nas duas rodadas finais. Caso contrário, a Azzurra disputará a repescagem mais uma vez, assim como aconteceu nas eliminatórias para as Copas de 2018 e 2022, quando a Itália ficou fora da competição.
