Flamengo e Palmeiras, finalistas da Libertadores 2025, já garantiram o carimbo no passaporte para a edição do ano que vem da taça continental. Um deles, obviamente, será o campeão e se classificará automaticamente.
O vice, porém, pode respirar tranquilo: a combinação dos resultados da última rodada do Brasileirão garantem tanto o Mengão quanto o Verdão nas vagas restantes para a Liberta.
Entenda a matemática do “G-5”
Calculadoras na mão: na quarta-feira (05/11), São Paulo e Flamengo empataram em 2×2, e na quinta, o Palmeiras venceu o Santos por 2×0. Com isso, o líder alviverde foi a 68 pontos, enquanto o Rubro-Negro chegou a 65 pontos na segunda colocação. Cruzeiro (63) e Mirassol (56) completam o G-4, que garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
E é aí que entra a mágica: o vencedor da final da Liberta, com a classificação automática, aumentaria o G-4 para G-5 e abriria espaço para o Bahia, quinto colocado com 52 pontos, entrar na fase de grupos. As duas vagas para a Pré-Libertadores, então, ficariam com Botafogo (51) e Fluminense (50).
O São Paulo (45), oitavo colocado, seria o primeiro clube entre os que estão fora da Liberta. Após o empate na última rodada, o máximo de pontos que o Tricolor pode conseguir até o fim da competição é 18 – ou seja, não poderá mais alcançar Palmeiras ou Flamengo, garantindo que essa “expansão” do G-4 em G-5 após a final da Libertadores é um fato confirmado.
Cruzeiro também pode chegar lá
Na briga pelo título e pela vaga direta no torneio continental, o Cruzeiro também está próximo de garantir seu lugar na fase de grupos do ano que vem: considerando todos os critérios de desempate na tabela, mesmo num cenário onde o São Paulo alcance a pontuação do Cruzeiro, precisaria superar o saldo de gols de 24 tentos a favor do time mineiro. O saldo do Tricolor Paulista é, no momento, de 2 gols a favor.
