João Fonseca encerrou de forma antecipada a temporada 2025 do circuito profissional. Nesta quinta-feira (30/10), o tenista brasileiro desistiu do ATP 250 de Atenas, na Grécia, em razão de dores nas costas.
O carioca de 19 anos vai tratar a lombalgia após sentir dores em sua estreia no Masters 1000 de Paris, na terça-feira. Ele chegou a receber atendimento médico em quadra antes de vencer o canadense Denis Shapovalov – na quarta, foi eliminado pelo russo Karen Khachanov em três sets.
Leia mais: João Fonseca batalha em quadra, mas dá adeus ao Masters 1000 de Paris
Fonseca estava confirmado em Atenas, onde poderia vir a cruzar com o sérvio Novak Djokovic. No entanto, decidiu ser cauteloso ao finalizar a temporada de forma precoce, segundo confirmou a reportagem da TMC360 com a equipe do tenista brasileiro.
Com o descanso, ele espera estar em boas condições para disputar uma aguardada exibição com o espanhol Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo, em Miami, nos Estados Unidos, no dia 8 de dezembro.
A decisão vai permitir a Fonseca compensar ao menos em parte a ausência de um período de férias entre o fim de 2024 e o início deste ano. O carioca disputou e venceu o Next Gen Finals às vésperas do último Natal e praticamente emendou com sua preparação para o Aberto da Austrália, onde fez bonito e começou a ficar famoso dentro e fora do circuito.
Nas próximas semanas, Fonseca deve definir como será o início da temporada 2026, que conta justamente com o torneio australiano, o primeiro Grand Slam da temporada, como maior destaque.
Por Felipe Rosa Mendes
