back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioEsporteLista da FIA aumenta possibilidade de Ben Sulayem ser...

Lista da FIA aumenta possibilidade de Ben Sulayem ser reeleito sem oposição

eleição será realizada em 12 de dezembro na Assembleia-Geral da FIA em Tashkent, Uzbequistão.

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, poderá ser reeleito sem oposição em dezembro, depois que uma lista publicada nesta quarta-feira deixou os rivais aparentemente incapazes de garantir o apoio necessário para se candidatarem.

A FIA, órgão dirigente da Fórmula 1, nomeou 29 pessoas que são elegíveis para o Conselho Mundial de Esporte Motorizado (WMSC), a partir da qual cada candidato à presidência deve escolher uma equipe de sete vice-presidentes em potencial para o esporte, a fim de avançar para uma votação.

Dois devem vir da Europa e um da América do Sul, América do Norte, Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio/Norte da África.

No entanto, a América do Sul tem apenas uma pessoa na lista: a brasileira Fabiana Ecclestone, que é a atual vice-presidente da entidade para o continente e uma das mulheres mais graduadas da FIA, além de ser esposa do ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone.

A FIA disse que a ausência de qualquer outro candidato da América do Sul na lista pode ser devida ao fato de nenhum outro clube membro ter apresentado alguém ou de alguém não ter conseguido a aprovação do comitê de nomeações da FIA.

O prazo para a apresentação de candidatos para a lista do WMSC era 29 de setembro.

Três candidatos em potencial declararam sua intenção de concorrer contra Sulayem, sendo que o norte-americano Tim Mayer, ex-chefe de equipe da Fórmula 1, foi o principal rival e o primeiro a anunciar sua candidatura.

Duas candidatas pouco conhecidas — a piloto suíça Laura Villars e a modelo e jornalista belga Virginie Philippot — também se apresentaram mais recentemente em reportagens da mídia.

Até o momento, nenhum dos três postulantes nomeou membros para suas equipes.

Ben Sulayem, que foi eleito em 2021 e teve um primeiro mandato polêmico como presidente, anunciou seus companheiros de chapa em setembro.

Os candidatos à presidência devem enviar suas listas completas até 24 de outubro e não podem incluir um candidato já inscrito em outra lista.

A eleição será realizada em 12 de dezembro na Assembleia-Geral da FIA em Tashkent, Uzbequistão.

Reuters – tradução da Redação São Paulo

Notícias que importam para você

João Fonseca é derrotado em sua estreia no ATP 250 de Bruxelas

Brasileiro perdeu para o holandês Botic van de Zandschulp por 2 sets a 0

Tênis de mesa: Brasil bate anfitrão EUA e vai à final de Pan-Americano

Os mesatenistas brasileiros Hugo Calderano, número 3 do mundo, e Bruna Takahashi (19ª no ranking feminino) venceram os donos da casa de virada e vão...

Ancelotti pede resiliência mental após derrota do Brasil para o Japão

O técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, pediu aos seus jogadores que desenvolvam maior resiliência mental após a histórica derrota por 3 a 2 para o...