Na manhã do dia 28/10/2025 o grupo SAFIEL (Sociedade Anônima do Futebol da Fiel) esteve presente no museu do futebol em São Paulo, para apresentar oficialmente o novo projeto que pode mudar a vida financeira do Corinthians. A proposta une tecnologia, transparência e principalmente investimento, que visa criar um modelo onde o torcedor irá fazer parte desse investimento, e resgatando a essência do clube “o time do povo feito para o povo”.
Inicialmente o evento contou com a presença de Karyn Bravo, jornalista e apresentadora da TV Cultura, também com a presença do CEO do projeto, Carlos Teixeira. O mesmo destacou a importância de de separar o clube social do futebol profissional e de trazer transparência para as finanças corinthianas. “A partir de hoje, trinta e cinco milhões de torcedores passam a ter escolhas dentro do clube, e passam a mudar a história do clube, hoje e para sempre”, destacou.
O projeto SAFIEL prevê a criação de cotas de investimento acessíveis para os torcedores do timão, com valores que podem variar de dez mil reais até dez milhões de reais. O modelo de SAF será diferente do último modelo criado pelo clube, “Doe Arena Corinthians”, fonte de doação criada para quitar a dívida da Arena com a Caixa. O novo propõe um modelo de investimento coletivo, como o próprio CEO afirmou na apresentação, “todos os torcedores farão parte do novo Corinthians”.
Além da presença do CEO do projeto, a apresentação contou com a presença de Maurício Chamati, fundador do mercado BitCoin e Corinthiano declarado, e Eduardo Salusse, advogado tributarista e diretor júridico do SAFIEL.
Na apresentação, o economista exibiu um gráfico ilustrativo do modelo SAFIEL, destacando a estrutura de governança que combina participação dos torcedores investidores e dos associados do Parque São Jorge. O material mostrava como o projeto busca equilibrar transparência, gestão profissional e representatividade, permitindo que o Corinthians se fortaleça financeiramente sem abrir mão de sua identidade popular. Também contou com imagens ilustrativas de como seria a reforma nos prédios do Parque São Jorge, incentivando o público jovem a frequentar o clube social e praticar esportes.
Segundo a diretoria do SAFIEL, os próximos passos envolvem marcar reuniões no Parque São Jorge e iniciar as conversas com a diretoria do Corinthians. A ideia é apresentar os planejamentos do projeto e, caso haja uma sinalização positiva, avançar para a fase de investimentos. Na tarde do mesmo dia (28), a SAFIEL encaminhou um e-mail à presidência do clube, apresentando oficialmente o projeto e anexando a cartilha de propostas e diretrizes. A seguir, o documento de apresentação enviado ao Corinthians.
“A proposta visa constituir uma parceria estratégica entre o SCCP e o Investidor, com foco na
reorganização estrutural, profissionalização e capitalização das operações de futebol do
Clube, assegurando governança corporativa robusta, acesso democrático ao capital e
proteção institucional dos valores, identidade e patrimônio do Corinthians.
A Proposta contempla os fundamentos jurídicos, econômicos e operacionais da Transação
pretendida, a serem submetidos às instâncias internas competentes do Clube e, se aplicável,
à Assembleia Geral de associados do SCCP.“
Embora o projeto tenha potencial para transformar a situação do Corinthians, a diretoria da SAFIEL reconhece que se trata de um processo complexo, que depende diretamente de uma resposta favorável da atual gestão do clube.
