A ex-refém Noa Argamani se reencontrou, nesta segunda-feira (13), com seu namorado recém-libertado, Avinatan Or, após dois anos separados. Uma foto do casal foi divulgado no perfil oficial das Forças Armadas Israelenses no X, que escreveu: “Noa Argamani e Avinatan Or estão juntos novamente”.
Nos ataques de 7 de outubro de 2023, Argamani foi sequestrada pelo Hamas e foi levada para Gaza numa motocicleta. As imagens dela, implorando por sua vida e estendendo a mão desesperadamente para o namorado enquanto ele marchava a pé ao lado dela, circularam pelo mundo logo.
Os dois foram capturados no festival de música Nova, um dos principais focos do ataque do Hamas no sul de Israel. Mais de 360 pessoas foram mortas no local e outras 40 foram feitas reféns. Após seu retorno, Argamani fez campanha pela devolução dos outros reféns.
Nesta segunda-feira, o Hamas entregou Or e outros 19 reféns israelenses sobreviventes como parte da primeira fase de um acordo de cessar-fogo mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegou a Israel pouco antes de Or ser libertada. Israel libertou cerca de 2.000 detidos e prisioneiros palestinos no acordo de troca.
Fonte: Reuters