Estamos oficialmente no Novembro Azul, e com ele vem a importância de atualizar os exames e dedicar a devida atenção à saúde da próstata.
Esse tipo de câncer costuma surgir a partir dos 50 anos, e o histórico familiar tem grande influência. De acordo com o portal Minha Saúde, embora possa ser facilmente identificado por meio dos exames de PSA (sangue) ou toque retal, também é possível prevenir a doença com a inclusão de certos alimentos na dieta.

LEIA TAMBÉM: Veja onde vai chover forte no Brasil após passagem do ciclone
1- Alho
Presente em praticamente todas as receitas, o alho reduz a inflamação e impede a disseminação de células tumorais. O alimento tem diversos benefícios que ajudam na pressão arterial, colesterol, infecções bacterianas e fúngicas.
Por ser rico em alhoeno, aliina e alicina, ele estimula as células na eliminação de substâncias ruins e tem um efeito protetor contra o câncer.
2 – Abacate
Sendo no doce ou no salgado, o abacate é excelente para a saúde da próstata. Por ser fonte de gorduras boas e vitamina E, ajuda a reduzir inflamações e fortalece o organismo.
Rico em vitaminas A, C, E, K 1 e diversas fibras, as substâncias podem eliminar os riscos de doenças crônicas.
3 – Cúrcuma (Açafrão-da-terra)
Sabe aquele toque final que faltava na receita? Experimente adicionar cúrcuma! Além de realçar o sabor dos pratos, esse tempero traz inúmeros benefícios à saúde.
A cúrcuma possui ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a reduzir o risco de inflamações e doenças.
Leia também: Para que serve colocar uma folha de louro atrás da porta?
4 – Couve-flor
Alimentos que contêm suas pétalas em formato de cruz costumam fazer bem para a flora intestinal e evitam doenças cancerígenas.
A couve-flor, brócolis, couve, repolho e couve-de-bruxelas esgotam as chances de crescimento desse tipo de células.
5 – Tomate
O clássico fruto das saladas é um poderoso aliado na prevenção do câncer de próstata e da prostatite. O licopeno, seu principal antioxidante, combate o crescimento de células cancerígenas.
Consumir tomate de 3 a 4 vezes por semana pode potencializar os benefícios à saúde.
Leia também: Receita sem trigo de 5 minutos para o café da manhã
6 – Castanha-do-Pará
Entre as oleaginosas, a castanha-do-pará se destaca pelos diversos benefícios que oferece. Rica em fibras, proteínas, selênio e vitaminas do complexo B e E, ela contribui para o bom funcionamento do coração, do cérebro e do sistema imunológico.
Por conter selênio, também atua como antioxidante, ajudando na prevenção de doenças e fortalecendo nas defesas do corpo.
