A ora-pro-nóbis, conhecida popularmente como “carne verde”, tem aparecido cada vez mais nas cozinhas dos brasileiros.
O apelido vem do seu alto teor de proteínas, um ponto que a torna uma excelente alternativa para quem segue dietas vegetarianas ou veganas.
Leia também: Não jogue fora! Caroço de abacate pode ser o novo aliado das suas plantas
Mas não é só o valor proteico que se destaca. Essa planta alimentícia não convencional (PANC) também se garante por conta de seu potencial medicinal e pelos nutrientes presentes em suas folhas.
Rica em vitaminas, minerais e fibras, a ora-pro-nóbis pode ser usada em preparações simples do dia a dia, como refogados, omeletes, sopas e até massas.

Benefícios da ora-pro-nóbis
Consumir a planta com frequência traz muitos benefícios à saúde. De acordo com especialistas apontados pelo site Tudo Gostoso, essa opção fortalece o sistema imunológico, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e ajuda a proteger o organismo contra alguns tipos de câncer.
Além de tudo isso, também auxilia na regulação da pressão arterial e na preservação da saúde dos ossos por conta da presença de cálcio, magnésio e ácido fólico.
Leia também: Psicologia explica o que está por trás de quem ajuda o garçom a retirar os pratos da mesa
Esses efeitos funcionam devido à combinação de micronutrientes essenciais como zinco, ferro, cobre e manganês. Por isso, cultivar a ora-pro-nóbis em casa (em vasos, canteiros ou hortas) pode ser uma ótima forma de garantir uma fonte acessível de vitaminas e minerais.
Consumir dez folhas por dia
Para se ter uma ideia de seu valor nutricional, apenas 15 g da ora-pro-nóbis (cerca de dez folhas) fornecem aproximadamente:
- 15,2% das necessidades diárias de ferro;
- 23,3% de cobre;
- 23,5% de fibras;
- 51,3% de cálcio;
- 57,2% de zinco;
- 110% de magnésio;
- 302% de manganês.
Leia também: Chá de camomila é aliado contra a ansiedade e insônia; saiba como consumir
Dose ideal recomendada
Pelo menos 15 g, assim como mostramos acima, é a porção diária ideal para um adulto. Já crianças e adolescentes de até 35 kg devem consumir metade da dose, em torno de 7,5 g (cinco folhas).
No caso da versão desidratada, a recomendação é ingerir apenas meia colher de café por dia. Tal quantidade já é suficiente para aproveitar os benefícios dessa planta versátil e cheia de nutrientes.
