O frio deve chegar com mais intensidade entre o final desta semana e o início da próxima na região Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, isso acontece em meio à entrada de uma massa de ar frio na região.
Desde a última quarta-feira (05), os termômetros já vem baixando rapidamente, além de rajadas de vento. Em Porto Alegre ontem, ainda de acordo com a MetSul, a temperatura caiu 4ºC em um período de duas horas, mesmo com sol, além de ventos a cerca de 70km/h.
Regiões próximas à fronteira com o Uruguai, além do sul, serra do sudeste e nordeste do estado devem apresentar temperaturas abaixo dos 10º C. Esse período mais gelado do que o normal para o mês de novembro acontece impulsionado pelo ciclone extratropical que deve se formar desta sexta-feira (07) para sábado (08).
A massa de ar frio está prevista ainda para avançar pelo interior da América do Sul. No restante do Brasil, as regiões Sudeste e Centro-Oeste também serão afetadas pela frente fria, causando grandes volumes de chuvas.
- Leia ainda: Organização Meteorológica afirma que 2025 pode ser o segundo ano mais quente da história
Sul deve continuar com o frio na próxima semana

Em contramão das temperaturas esperadas para novembro, a frente fria mantém os termômetros baixos até o início da próxima semana na região Sul. As madrugadas mais frias sob, combinadas com tempo seco e mais aberto, devem acontece a partir do domingo.
O MetSul estima mínima de 6ºC a 10ºC em cidades do Sul gaúcho e da Campanha. Nos Campos de Cima da Serra e Planalto Sul Catarinense, a temperatura pode cair a valores ao redor e abaixo dos 5ºC.
- Leia também: Desastre de Mariana: tragédia ambiental completa dez anos e moradores ainda buscam justiça
Porto Alegre apresenta um dos melhores cenários, com a possibilidade de fazer entre 10ºC a 13ºC na próxima semana. Há chances de geada fraca e isolada nos locais de maior altitude da região.
