Entre os diversos produtos de limpeza, que podem pesar no bolso, uma simples mistura pode revolucionar o jeito de limpar a casa: vinagre, detergente e bicarbonato de sódio. Sem componentes tóxicos que podem corroer as estruturas e prejudicar a saúde dos moradores do local, essa estratégia ainda garante uma economia.
De acordo com o Portal6, esses três produtos juntos formam uma reação química poderosa que aumenta a capacidade do detergente para ser utilizado em diversas ocasiões.
O bicarbonato de sódio e o vinagre de álcool reagem entre si, produzindo uma efervescência que se transforma em sal, potencializando na limpeza da sujeira e, junto do detergente, consegue eliminar gorduras com mais facilidade.
Como fazer esse limpador multiuso?

Para montar esse detergente poderoso, basta seguir as seguintes medidas:
- 1 colher de sopa de bicarbonato
- 200 ml de vinagre
- 1 detergente de coco ou neutro
Leia também: Aprenda a fazer peixe frito de um jeito saudável e sem usar óleo
Basta misturar o bicarbonato no vinagre em um recipiente — tome cuidado, porque essa mistura irá “ferver” e pode escorrer de um recipiente pequeno — é ela que ativa o poder da solução.
Em seguida, adicione o detergente e pronto, já pode usar a mistura. Vale lembrar que é importante fazer a mistura em algum recipiente que já será usado, para preservar a espuma.
Para garantir o melhor desempenho da solução, teste deixar a mistura descansando sem tampa durante uma noite.
Para que serve a mistura de bicarbonato, vinagre e detergente?
Com a capacidade de substituir diversos produtos de limpeza, os principais usos dessa mistura são, ainda de acordo com o Portal6:
- Lavar louças e panelas de alumínio;
- Remover sujeiras difíceis em banheiros;
- Limpar pisos encardidos (desde que diluído em água);
- Higienizar a máquina de lavar.
Leia ainda: Essa dica pode acabar com o mau cheiro de frituras na sua casa
Vale reforçar que essa solução é mais econômica e pode durar por bastante tempo, além de ser uma forma de limpar a casa sem utilizar produtos com componentes tóxicos.
