Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioLifestylePor que você deveria adicionar vinagre à lentilha?

Por que você deveria adicionar vinagre à lentilha?

Há diversos alimentos que garantem ao corpo as vitaminas, fibras e nutrientes necessários, como é o caso das leguminosas

Adicionar vinagre à lentilha pode trazer mais benefícios do que se imagina, pelo menos quando o assunto é a absorção de vitaminas e nutrientes. E não somente à lentilha, mas a combinação do vinagre com leguminosas pode aumentar os níveis de ferro no corpo, com melhor taxa de absorção dos nutrientes.

É o que indicam nutricionistas consultados pelo portal Minha Vida. Há diversos alimentos que garantem ao corpo as vitaminas, fibras e nutrientes necessários, como é o caso das leguminosas.

Para que serve adicionar vinagre na ingestão de leguminosas?

Vinagre na lentilha? Entenda o truque que ajuda o corpo a absorver mais ferro
Alguns compostos das leguminosas devem ser ativados corretamente para absorver o máximo possível de ferro (Foto: Freepik)

Além da lentilha, o feijão, grão-de-bico, ervilha, soja, amendoim e outros grãos podem fazer uma grande diferença para a sua saúde quando consumidos regularmente. Eles também aumentam o ferro do corpo sem a gordura em excesso presente em alimentos de origem animal, por exemplo.

No entanto, alguns compostos deles devem ser ativados corretamente para absorver o máximo possível de ferro. É nesse contexto que entra o vinagre: a junção de alimentos ricos em vitamina C ou com alto grau de acidez com as leguminosas pode aprimorar a digestão e reter a maior parte de ferro possível.

Segundo os especialistas, a acidez do vinagre melhora a solubilidade do mineral, a presença de vitamina C e também a presença de ferro heme, geralmente mais facilmente absorvidos em alimentos de origem animal. O limão, por exemplo, teria o mesmo efeito.

Importância do preparo

A combinação entre fontes de vitamina C ou alimentos ácidos com a ingestão de leguminosas pode fazer toda a diferença para uma melhor absorção do ferro e demais nutrientes. Porém, o preparo desses grãos é tão importante quanto esse método.

Respeitar o tempo de demolho das leguminosas, que devem ficar cerca de 12 horas na água, no mínimo, a depender do alimento, bem como retirar a água antiga e cozinhar com cuidado são passos importantes para que elas mantenham suas propriedades sem causar danos à saúde.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Elevação da Selic tira acesso ao crédito imobiliário, diz setor

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, disse nesta quinta-feira (9), na capital paulista, que...

Perdeu o The Voice Brasil 2025 na TV? Veja onde assistir ao último episódio

Com Tiago Leifert no comando e Gaby Cabrini acompanhando os bastidores, o programa mostrou por que continua sendo um dos maiores sucessos da TV brasileira.

Justiça condena SP a multa de R$ 24,8 mi por não ofertar aborto legal

A Justiça, em decisão liminar, condenou a prefeitura de São Paulo a pagar multa no valor de R$ 24,8...

”Se Não Fosse Você” abre pré-venda: veja detalhes da pré-estreia nos cinemas

Grande lançamento do mês de outubro, “Se Não Fosse Você” é a segunda obra de Colleen Hoover a chegar aos cinemas do mundo todo