Na última semana, o cantor de piseiro João Gomes protagonizou a primeira edição do Tiny Desk Brasil, versão nacional do projeto musical criado pela rádio pública americana National Public Radio (NPR).
O que é o Tiny Desk Brasil?
Criado em 2008, o Tiny Desk já recebeu mais de 1.200 apresentações de nomes como Adele, Bad Bunny, Mac Miller, Dua Lipa, Sabrina Carpenter e Doechii.
Leia também: Maroon 5 fará show gratuito no Brasil em dezembro
O formato, que desafia artistas a se apresentarem em um ambiente intimista (literalmente atrás de uma mesa de escritório), ficou famoso no mundo todo com apresentações diferentes e mais próximas do público.
A proposta é mostrar os artistas fora dos grandes palcos, divulgando versões mais humanas e acústicas de suas músicas.
Com uma das maiores audiências do programa no YouTube, além dos EUA, o Brasil é o terceiro país a adotar oficialmente o formato próprio, atrás apenas do Japão e da Coreia do Sul.

Quem são os brasileiros que já participaram?
Antes da estreia nacional, vários artistas brasileiros já haviam participado do Tiny Desk em sua edição original, nos Estados Unidos. Os mais lembrados, segundo apuração do portal InfoMoney, são:
- Seu Jorge (2010): interpretou “Cirandar”, “Pai João” e “Saudosa Bahia”;
- Luisa Maita (2011): apresentou “Aí Vem Ele” e “Alento”;
- Danilo Brito (2017): cantou “Sussuarana”, “Lamentos”, “Tica”, “Melodia Sentimental” e “Pega Ratão”;
- Liniker e os Caramelows (2018): uma das grandes revelações brasileiras, a banda apresentou “Calmô”, “Tua” e “Remonta”;
- Ladama (2019): grupo com integrantes do Brasil, Colômbia e Venezuela apresentou “Sin Ataduras”, “Elo”, “Tierra Tiembla” e “Inmigrante”;
- Jovino Santos Neto (2019): trouxe o samba brasileiro com “Pontapé”, “Sempre Sim” e “Festa de Erê”;
- Bebel Gilberto (2020): diretamente de casa, apresentou “Cliché”, “Na Cara” e “Aganjú”;
- Fabiano do Nascimento (2020): misturou jazz, bossa nova e samba com “Nanã”, “Etude” e “Tributo”;
- Anat Cohen e Marcello Gonçalves (2020): interpretaram “Waiting for Amalia”, “Valsa do Sul” e “In the Spirit of Baden”;
- Luedji Luna (2021): participou da edição especial “Tiny Desk meets AFROPUNK”, com faixas do disco “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água”;
- Milton Nascimento (2024): ao lado de Esperanza Spalding e Maria Gadú, apresentou “Cais”, “Outubro”, “Saci”, “Saudade dos Aviões da Panair” e “When You Dream”.
Leia também: Gilberto Gil se despede de São Paulo com dois shows da turnê “Tempo Rei” no Allianz Parque
Próximas apresentações
A estreia de João Gomes, que tem apenas 23 anos, teve clima acolhedor, misturando seu gênero musical com forró em uma apresentação leve, mas cheia de personalidade.
Os episódios do Tiny Desk Brasil serão lançados semanalmente, sempre às terças-feiras. Os últimos que participaram foram Metá Metá & Negro Leo. A NPR ainda não divulgou a lista de artistas que participarão das próximas edições.