A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou, nesta quinta-feira (06/10), uma operação em Goiânia (GO) contra um homem de 32 anos, com dupla nacionalidade brasileira e americana, suspeito de publicar ameaças ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e a outras autoridades.
De acordo com a investigação, o suspeito chegou a tentar invadir a Embaixada dos EUA em Brasília, na Asa Sul, mas foi contido por seguranças. O episódio ocorreu um dia após as ameaças terem sido divulgadas na internet.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os agentes encontraram equipamentos eletrônicos e anotações na casa do investigado. Entre os materiais apreendidos havia um caderno com instruções sobre como entrar ilegalmente nos Estados Unidos, começando pela Guatemala.
Leia mais: Donald Trump confirma que autorizou ações secretas da CIA na Venezuela
A polícia também identificou uma parede com a frase “shoot to kill” (atirar para matar, em tradução livre) rabiscada.
Segundo as autoridades, o caso chegou ao Brasil por meio de um alerta do Serviço Secreto americano, que comunicou o Ciberlab, laboratório de inteligência cibernética do Ministério da Justiça. A partir daí, a investigação passou a ser conduzida pela Divisão de Prevenção ao Extremismo da PCDF.
Leia mais: Governo Trump diz que não planeja atacar a Venezuela, apesar da presença militar no Caribe
Ainda segundo os investigadores, o homem já havia sido detido nos Estados Unidos e é considerado foragido por descumprir medidas impostas após uma tentativa de ataque em Marlborough, no estado de Massachusetts.
