Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoChade: Trump descumpre combinado e resiste a nome latino...

Chade: Trump descumpre combinado e resiste a nome latino no comando da ONU

Pela regra de rotação, depois de mais de 30 anos, era a vez de um nome da América Latina assumir o comando da ONU, mas Trump bateu o pé

A eleição para o próximo secretário-geral da ONU, que assume em 2026, já virou um barraco internacional. Donald Trump, sempre ele, deu indícios de que não aceita que a escolha recaia sobre a América Latina. Essa postura polêmica gera uma enorme tensão regional, conforme explicou o colunista Jamil Chade.

Por anos, a região foi tratada como quinta roda pelas políticas externas dos Estados Unidos. Agora, segundo Chade, Trump decidiu que a América Latina é prioridade, mas não para investimento. Pelo contrário, a meta é controlar e garantir uma influência americana absoluta na área.

Pela regra de rotação, depois de mais de 30 anos de espera, era a vez de um nome da América Latina assumir o comando da ONU. Além disso, existe um consenso histórico: após 80 anos, a liderança deveria ser, finalmente, de uma mulher.

Eis que vem a ducha de água fria. Segundo Chade, o governo Trump avisou, em uma reunião secreta: “Nada disso!”. O homem mais poderoso do mundo vetou a rotação e a necessidade de que seja uma mulher a escolhida. O critério, ele disse, seria puramente a “meritocracia”.

Conforme explicou Chade, quando se usa o discurso do “mérito”, é um jeito de dizer: “Não será da América Latina, e não será, necessariamente, uma mulher”.

Segundo o próprio colunista, essa é uma tentativa de barrar qualquer cota regional. Ao convidar candidatos do “mundo todo,” a corrida é aberta, mas com um recado direto. O objetivo, de acordo com a informação trazida por Chade, é excluir a América Latina dessa posição de destaque na ONU.

Para o jornalista Rodrigo Alvarez, quem participou do debate, a meritocracia de Trump é, na verdade, a tal “americocracia”, passando por cima de qualquer rodízio histórico.

Por Jamil Chade

Notícias que importam para você

Torta de climão: chefe da ONU afirma que aquecimento global além do limite “é inevitável”

Acordo de Paris (2015) havia estipulado um limite de aumento de 1,5ºC na temperatura global; António Guterres admite que o limite será ultrapassado

Constituição proíbe, mas Trump diz que “adoraria” terceiro mandato

Lei fundamental dos EUA permite até dois mandatos no máximo; apoiadores buscam caminhos alternativos

ONU diz que Rússia usa drones para ‘caçar’ civis ucranianos

Ucranianos que vivem perto da linha de frente da guerra estão sendo expulsos de suas casas, diz investigação