O Presidente Estadunidense Donald Trump ancunciou que irá encontrar o líder Chinês Xi Jinping daqui duas semanas, para tratar dos assuntos tarifários que estão causando um grande vai e vem econômico entre as duas maiores potências do planeta.
Trump fez o anúncio hoje em meio a um evento que era sediado na Casa Branca, nesta terça-feria (21/10), alimentando novamente o reality “EUA x China”. Neste novo episódio, o presidente afirmou que o encontro entre os dois deve “trazer uma boa negociação”, e que pretende rever parte das tarfias aplicadas sobre os produtos chineses que chegam nos EUA. O republicano voltou a dizer que quer formar uma relação forte e justa com Pequim, seria esse um caso de “Enemy to Lovers?”
O objetivo principal de Trump é tentar proteger a indústria americana, desincentivando a compra de produtos chineses, forçando cada vez mais a produção e criação de empresas dentro dos EUA. Com isso, irão surgir grandes efeitos colateirais para os consumidores locais, como o alto aumento dos preços e o risco de uma nova “guerra comercial” entre as duas potências.
Nesse jogo de gigantes entre Eua e China, e o aumento contínuo das tarifas, quem sofre somos nós. Os aumentos dessas tarifas irão impactar diretamente no preço de eletrônicos, roupas e celulares também podem subir. Lojas queridinhas como Shein, Apple e Samsung também podem sentir o impacto, com aumento nos preços e possíveis atrasos na produção.
O clima tenso entre as duas nações vem desde o primeiro mandato de Trump, quando o líder americano decidiu endurecer o jogo econômico diante do avanço da China no mercado global.
Se a conversa der certo, o mercado irá respirar aliviado. Mas se o clima ficar ruim novamente, o mundo inteiro sente. A nova rodada dessa novela começa em duas semanas, na Coreia do Sul, e promete capítulos intensos.