back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioMundoDonald Trump faz seu segundo check-up médico este ano

Donald Trump faz seu segundo check-up médico este ano

Trump foi a pessoa mais velha a assumir a Presidência dos EUA quando reassumiu a Casa Branca em janeiro

Donald Trump chegou a um hospital militar perto de Washington nesta sexta-feira para o que os assessores descreveram como um exame de saúde de rotina que, no entanto, atrairá um exame minucioso da vitalidade do presidente dos EUA, de 79 anos.

Trump foi a pessoa mais velha a assumir a Presidência dos EUA quando reassumiu a Casa Branca em janeiro, e é a segunda pessoa mais velha a servir como presidente do país.

No cargo, o republicano tem mantido uma agenda de alto ritmo e uma predileção por carne vermelha. No domingo, ele planeja viajar para o Oriente Médio depois de intermediar um acordo de cessar-fogo em Gaza.

Ainda assim, a saúde de Trump tem sido um foco de atenção um ano depois que o presidente norte-americano, Joe Biden, desistiu de sua candidatura à reeleição em meio a perguntas sobre sua aptidão para o cargo. Trump contrastou com Biden durante a campanha presidencial do ano passado, apresentando-se como mais jovem e em forma.

Trump chegou ao Walter Reed National Military Medical Center, um hospital em Bethesda, Maryland, que há muito tempo atende presidentes, para o que a Casa Branca chamou de check-up anual de rotina, bem como para uma reunião e comentários com as tropas.

A visita ocorre apenas seis meses depois de ele ter feito um exame físico extensivo.

“Fisicamente, me sinto muito bem; mentalmente, me sinto muito bem”, disse Trump aos repórteres na quinta-feira, acrescentando que se tratava de uma “visita semestral” ao médico. “Gosto de fazer exames. Sempre cedo. Sempre chego cedo.”

Um memorando divulgado pela Casa Branca após o exame de abril dizia que Trump tinha 1,90 metro de altura e 102 kg e que tinha colesterol alto bem controlado. O documento elogiava a robustez de Trump e seu jogo de golfe.

Em julho, a Casa Branca revelou que Trump estava com inchaço na parte inferior das pernas e hematomas na mão direita, depois que fotografias mostraram o presidente com os tornozelos inchados e maquiagem cobrindo a parte afetada da mão.

Seu médico, dr. Sean Barbabella, disse em uma carta divulgada pela Casa Branca na época que os testes confirmaram que o problema nas pernas era devido à “insuficiência venosa crônica”, uma condição benigna e comum, especialmente em pessoas com mais de 70 anos de idade.

O médico disse que o hematoma na mão de Trump era consistente com uma pequena irritação nos tecidos moles causada pelo aperto de mão frequente e pelo uso de aspirina, que Trump toma como parte de um “regime padrão de prevenção cardiovascular”.

Desde então, a Casa Branca tem minimizado as preocupações com a saúde de Trump, sem detalhar como o problema da perna está sendo tratado.

Em 2020, durante seu primeiro mandato, a Casa Branca forneceu avaliações contraditórias e pouco transparentes sobre a saúde de Trump após ele contrair Covid-19.

Reuters – tradução da Redação São Paulo

Notícias que importam para você

Israel diz que abriu fogo contra suspeitos em Gaza, e autoridades locais relatam 6 mortos

As Forças Armadas de Israel disseram que abriram fogo, nesta terça-feira (14), para remover uma ameaça representada por suspeitos que se aproximaram no norte...

Trump declara fim da guerra em Gaza após troca de últimos reféns israelenses por detentos palestinos

Trump convocou líderes muçulmanos e europeus no Egito para discutir o futuro da Faixa de Gaza e a possibilidade de uma paz regional mais ampla.

Casal israelense se reencontra após dois anos sequestrados pelo Hamas: “Juntos de novo”

A ex-refém Noa Argamani se reencontrou, nesta segunda-feira (13), com seu namorado recém-libertado, Avinatan Or, após dois anos separados. Uma foto do casal foi...