back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioMundoEUA ataca nova embarcação no mar do Caribe e...

EUA ataca nova embarcação no mar do Caribe e aumenta tensão com a Venezuela

Segundo autoridade norte-americana, ofensiva deixou sobreviventes

As Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram um novo ataque nesta quinta-feira (16) contra um navio suspeito de tráfico de drogas no Caribe e, no que parece ser a primeira vez, houve sobreviventes entre a tripulação, disse uma autoridade dos Estados Unidos à Reuters.

A autoridade, que falou sob condição de anonimato, não ofereceu detalhes adicionais sobre o incidente, que ainda não havia sido tema de reportagem.

O Pentágono não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Antes da operação desta quinta-feira, os ataques militares dos EUA contra barcos suspeitos de tráfico de drogas na Venezuela mataram pelo menos 27 pessoas, o que gerou alarme entre alguns especialistas em direito e parlamentares democratas, que questionam se estão de acordo com as leis de guerra.

O governo Trump argumenta que os Estados Unidos estão envolvidos em uma guerra contra grupos narcoterroristas da Venezuela, o que torna os ataques legítimos.

Vídeos apresentados pelo governo Trump de ataques anteriores mostraram embarcações sendo completamente destruídas, e não houve relatos anteriores de sobreviventes.

Os ataques têm como pano de fundo uma escalada militar no Caribe que incluiu o deslocamento de destróieres de mísseis guiados dos EUA, caças F-35, um submarino nuclear e cerca de 6.500 soldados, à medida que o presidente Donald Trump aumenta o impasse com o governo venezuelano.

Na quarta-feira, Trump revelou que havia autorizado a Agência Central de Inteligência (CIA) a realizar operações secretas dentro da Venezuela, aumentando a especulação em Caracas de que os EUA estariam tentando derrubar o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

*Reuters/Tradução Redação São Paulo

Notícias que importam para você

EUA têm mais de 2.600 atos do movimento “No Kings”, em protesto contra políticas de Trump

Mobilizações simultâneas em todos os 50 estados dos EUA criticam medidas do presidente sobre imigração, educação e segurança

Afeganistão e Paquistão ensaiam trégua após semana mais violenta desde 2021

Reunião em Doha busca conter a escalada militar e estabelecer novo acordo para conter grupos armados que operam na fronteira entre os dois países

Israel recebe corpo de mais um refém de Gaza em meio a impasse sobre devolução de vítimas

O governo de Israel informou, na madrugada de sábado (horário local), que a Cruz Vermelha entregou o corpo de mais um refém falecido em...