back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioMundoFrança enfrenta nova onda de surtos de doenças bovinas

França enfrenta nova onda de surtos de doenças bovinas

Casos de dermatose nodular contagiosa voltam a subir e se espalham pela Europa Ocidental. França já soma 83 surtos e reforça medidas de contenção.

A França enfrenta dificuldades para conter um aumento nos casos de dermatose nodular contagiosa em bovinos, com um novo surto detectado perto da fronteira com a Espanha, enquanto o vírus altamente contagioso se espalha pela Europa Ocidental pela primeira vez.

Causada por um vírus e transmitida por insetos, essa dermatose nodular é altamente contagiosa e afeta bovinos e búfalos, causando bolhas na pele e redução na produção de leite. Embora não represente risco para os seres humanos, frequentemente leva a restrições comerciais e perdas econômicas severas.

Historicamente presente na África e no Oriente Médio, a doença se expandiu para o sudeste da Europa em 2015 e para a Ásia em 2019.

O primeiro surto da Europa Ocidental ocorreu na ilha da Sardenha, na Itália, no final de junho, seguido pela França. A Espanha relatou o primeiro caso na semana passada.

A França relatou uma queda acentuada nos surtos no final de agosto após uma campanha de vacinação em massa, mas os casos voltaram a subir neste mês, espalhando-se dos Alpes para as regiões de Jura e Ain, no leste da França.

Um novo caso foi confirmado na quarta-feira em um rebanho nos Pirineus Orientais, perto da Espanha, informaram autoridades locais.

Até terça-feira, a França havia relatado 83 surtos, a Itália 72 e a Espanha nove, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal.

França, Itália e Espanha já enfrentavam outra doença pecuária, o vírus da língua azul, que afeta ovinos e bovinos e que se espalhou pela Europa.

Todos os três adotaram medidas para conter a dermatose nodular contagiosa, de acordo com padrões internacionais.

O sindicato agrícola francês Confederação Camponesa, no entanto, disse que o abate automático e as longas restrições de movimento eram contraproducentes.

“Ao basear o controle da doença em medidas insustentáveis, o ministério causou pânico e movimentos de animais que favorecem a disseminação da doença”, afirmou nesta quinta-feira.

O ministro da Agricultura deve visitar Jura na sexta-feira para uma reunião de crise sobre a doença.

Por Reuters

Notícias que importam para você

Afeganistão e Paquistão ensaiam trégua após semana mais violenta desde 2021

Reunião em Doha busca conter a escalada militar e estabelecer novo acordo para conter grupos armados que operam na fronteira entre os dois países

Israel recebe corpo de mais um refém de Gaza em meio a impasse sobre devolução de vítimas

O governo de Israel informou, na madrugada de sábado (horário local), que a Cruz Vermelha entregou o corpo de mais um refém falecido em...

Quem é George Santos, ex-deputado filho de brasileiros que recebeu perdão de Trump

Condenado a sete anos de prisão por fraude e falsidade ideológica, o ex-parlamentar norte-americano teve a pena anulada por Donald Trump