Maradona, que completaria 65 anos nesta quinta-feira (30/10), teve um de seus gols eternizado em forma de moeda. O Banco Central da República Argentina (BCRA) lançou uma moeda comemorativa para a Copa do Mundo de 2026 com homenagem ao craque da camisa 10, que faleceu em 25 de novembro de 2020 por insuficiência cardiaca.
Em um dos lados da moeda é possível ver uma bola de futebol, já do outro um desenho do “Gol do Século”, lance icônico de Diego Maradona na Copa do Mundo de 1986 que acabou em vitória dos argentinos sobre a Inglaterra.
Na jogada, Maradona dribla praticamente o time inteiro dos inglesas e faz um dos gols mais importantes da história do torneio. O gol foi considerado como “Gol do Século” após uma votação popular durante a Copa de 2002.
Pela sexta vez consecutiva, o BCRA lançou uma moeda comemorativa em alusão ao Mundial de Seleções. Cerca de 2.5000 peças de prata serão produzidas para o mercado nacional. Moedas similares, porém de ouro, também estarão disponíveis no mercado internacional.
Tanto o título do Campeonato Mundial conquistado pela Argentina naquele ano, como a vitória histórica sobre os britânicos completarão 40 anos em 2026.
