A ex-vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris afirmou, em entrevista à BBC neste sábado (25), que considera voltar a disputar a presidência.
Em sua primeira participação em um programa de TV no Reino Unido, ela disse que “possivelmente” será presidente um dia e demonstrou confiança de que uma mulher ocupará a Casa Branca no futuro.
“Ainda não terminei”, declarou Harris. “Toda a minha carreira tem sido dedicada ao serviço público — isso faz parte de quem eu sou.”
A democrata, derrotada por Donald Trump nas eleições de 2024, rejeitou pesquisas que apontam baixa competitividade para uma eventual candidatura em 2028.
“Se eu tivesse ouvido as pesquisas, não teria concorrido aos meus primeiros cargos — e certamente não estaria aqui”, afirmou.
Durante a entrevista, a ex-vice-presidente voltou a criticar Trump, a quem classificou como “tirano”, e disse que previsões de que ele “agiria como fascista” se confirmaram.
“Ele afirmou que usaria o Departamento de Justiça como arma — e foi exatamente o que fez.”
Kamala Harris assumiu a candidatura democrata após Joe Biden desistir da reeleição, em julho de 2024, pressionado pelo partido após mau desempenho em um debate contra Trump.
Com apoio direto de Biden, ela se apresentou como liderança de uma nova geração, mas acabou derrotada: o republicano venceu em 27 estados, contra 18 dela.
Quem é Kamala Harris
Filha de mãe indiana e pai jamaicano, Harris, 61 anos, foi a primeira mulher, negra e descendente de asiáticos a ocupar a Vice-Presidência dos EUA. Ela já atuou como procuradora-geral da Califórnia e senadora pelo estado. Costuma destacar o conselho da mãe, que imigrou sozinha para os EUA: “Seja a primeira — e garanta que não seja a última.”
