Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoPríncipe William vem ao Brasil para prêmio ambiental e...

Príncipe William vem ao Brasil para prêmio ambiental e tenta afastar polêmicas da realeza

Herdeiro britânico visitará pontos turísticos do Rio e entregará o Prêmio Earthshot antes da COP30

O príncipe William desembarca no Brasil na próxima semana para participar da cerimônia anual do Prêmio Earthshot, iniciativa milionária que financia projetos ambientais inovadores. A visita marca a primeira viagem oficial do herdeiro britânico à América Latina e ocorre dias após o rei Charles III destituir o príncipe Andrew, seu irmão, dos títulos reais após o escândalo envolvendo o criminoso sexual Jeffrey Epstein.

Durante a estadia de três dias no Rio de Janeiro, William deve visitar pontos turísticos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã e a praia de Copacabana, onde participará de uma partida de vôlei. O príncipe vai aproveitar a ocasião para destacar iniciativas voltadas à preservação ambiental e entregar cinco prêmios de £1 milhão (cerca de R$ 6,5 milhões) a vencedores do Earthshot, que busca soluções sustentáveis para o planeta.

Leia mais: Rei Charles III expulsa irmão de casa após acusações envolvendo Jeffrey Epstein

A viagem acontece uma semana antes da COP30, cúpula do clima das Nações Unidas que também será sediada no Brasil, e da qual William participará em nome do pai. “Com sua energia, seu povo e suas paisagens icônicas, o Brasil é o lugar perfeito para celebrar a inovação ambiental e sediar nosso maior Earthshot de todos os tempos”, afirmou Jason Knauf, presidente-executivo do prêmio.

A cerimônia de premiação será realizada em 5 de novembro, com shows de Kylie Minogue e Gilberto Gil, além da presença de líderes globais, cientistas e filantropos. A expectativa é reunir mais de mil convidados.

A princesa Kate Middleton, que segue em remissão após tratamento contra o câncer, não acompanhará o marido nesta viagem. Segundo o Kensington Palace, o foco do príncipe será “reforçar o compromisso com causas ambientais e inspirar novas gerações na luta contra as mudanças climáticas”.

Por Reuters

Notícias que importam para você

Coreia do Norte diz que eliminar programa nuclear é “sonho impossível”

Reunião de cúpula vai reunir neste sábado (01/11) os presidentes da China e da Coreia do Sul para discutir o assunto

ONU pede que Estados Unidos suspendam ataques a embarcações no mar do Caribe e do Pacífico

De acordo com Volker Türk, os ataques promovidos pelo governo de Donald Trump às embarcações violam o direito internacional dos direitos humanos

Países da União Europeia seguem divididos em relação à meta climática às vésperas da COP30

Falta de um acordo pode deixar a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sem meta para apresentar em reuniões com outros líderes mundiais na cúpula climática no Brasil, em novembro