Uma explosão em um supermercado da rede Waldo’s, na cidade de Hermosillo, norte do México, deixou 23 mortos e 12 feridos neste sábado (02/11). Segundo autoridades locais, o incidente foi acidental e teria sido causado por um transformador elétrico dentro do estabelecimento.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o desespero de clientes e pedestres, que tentaram se abrigar no interior da loja durante a explosão e acabaram presos entre as chamas. As imagens mostram a fachada do prédio completamente destruída, com vidraças quebradas e marcas de fumaça.
O governador do estado de Sonora, Alfonso Durazo, afirmou em vídeo que “infelizmente, entre as vítimas há menores de idade”.
Já o procurador-geral Gustavo Salas informou que a maioria das mortes foi causada pela inalação de gases tóxicos. O processo de identificação dos corpos ainda está em andamento, e os feridos foram levados a hospitais da região.
Autoridades descartam ataque
A Promotoria de Sonora afirmou que, até o momento, não há indícios de que o incêndio tenha sido intencional: “Queremos ser responsáveis e enfáticos: não há provas nem sinais que indiquem essa possibilidade.”
O governador Durazo disse ter determinado uma investigação “exaustiva e transparente” para apurar as causas da tragédia e identificar possíveis responsáveis. “Ninguém enfrentará esta dor sozinho. Desde os primeiros momentos, as equipes de emergência, segurança e saúde atuaram com profissionalismo e compromisso, controlando a situação e salvando vidas”, declarou.
A presidente Claudia Sheinbaum manifestou condolências às famílias das vítimas, e a Secretaria de Segurança Pública de Sonora confirmou que o caso não se trata de um ataque ou ato de violência direcionado.
Leia mais: Trump ataca 16ª embarcação no Caribe e ONU classifica mortes como execuções
Em comunicado, a rede Waldo’s lamentou o ocorrido, expressou solidariedade às famílias e prometeu colaborar com as investigações. As autoridades isolaram a área e cancelaram as celebrações do Dia dos Mortos em Hermosillo, em respeito às vítimas.
